Neste sábado (04) chegam ao Pará mais 100.620 vacinas contra a Covid-19

Imunizantes da Pfizer serão distribuídos por todo o Estado. Sespa destaca a importância de completar o esquema vacinal e de os grupos prioritários fortalecerem a proteção com a dose de reforço

04/12/2021 09h00 - Atualizada em 04/12/2021 09h37

O Pará recebeu, na madrugada deste sábado (4), no Aeroporto Internacional de Belém, 100.620 doses da vacina Pfizer. Até o momento o Pará já havia recebido 13.076.275 doses de imunizantes, sendo 4.913.940 somente da vacina Pfizer. 

A equipe de Logística da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) recebeu as vacinas no Aeroporto e já organiza o envio aos Centros Regionais de Saúde, para distribuição aos 144 municípios paraenses. O envio das doses será feito por vias terrestre, aérea e fluvial, e contará com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

O planejamento da Sespa inclui a distribuição das doses, assim como dos insumos para todos os municípios, e cada um deles recebe as doses de acordo com o quantitativo populacional e a atual etapa de vacinação.

Para essas doses da Pfizer, a Sespa recomenda que os municípios adotem estratégias que atendam a aplicação em adolescentes de 12 a 17 anos e a dose de reforço de pessoas com mais de 18 anos que tenham 5 meses ou mais de intervalo de sua segunda dose.

Com a chegada do novo quantitativo, o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, destaca a importância de completar o esquema vacinal. “É muito importante que quem ainda não se vacinou procure o posto mais próximo no seu município. Já disponibilizamos doses a todas as cidades para 1ª, 2ª ou dose de reforço. A vacina é a ferramenta mais importante que temos para frear a pandemia e é muito importante completar essa imunização para garantir que o vírus pare de circular”, avaliou

Ao todo, já são quase 12 meses que a Sespa vem trabalhando em parceria com outras instituições para garantir que as doses cheguem à população de forma rápida, segura e eficaz.

“Já passamos de 12 milhões de vacinas distribuídas a todos os municípios do Pará e pedimos a todos os gestores que prossigam firmes na campanha de vacinação, disponibilizando as doses imediatamente a toda população”, afirmou o secretário. 

 

Vacinômetro

Em dados atualizados, até o dia 30 de novembro, o vacinômetro da Sespa indica que o Pará já recebeu 13.076.275 doses de imunizantes do Ministério da Saúde.

No link http://www.saude.pa.gov.br/vacinometro/ a população pode acompanhar o quantitativo dos tipos de vacina recebidos pelo Estado – Oxford/AstraZeneca, Coronavac/Sinovac, Pfizer e Janssen, bem como a quantidade e o percentual de vacinados, doses aplicadas e desempenho dos 144 municípios paraenses no processo de imunização.

Por Mozart Lira (SESPA)