Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E CIDADANIA

Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania visita obra da UsiPaz Cabanagem

A vistoria técnica objetivou avaliar os espaços e ajustar os detalhes para a entrega, em breve, de mais uma Usina da Paz pelo Governo do Estado

Por Paulo Garcia (SETRAN)
06/12/2021 15h37

Servidores da Seac acompanham a reta final das obras da Usina da Paz Cabanagem, em BelémRepresentantes da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) realizaram, na manhã desta segunda-feira (6), uma vistoria nas obras da Usina da Paz Cabanagem, em Belém. O objetivo da visita foi avaliar os espaços e ajustar os detalhes para que esse grande projeto do Governo do Estado, integrado ao programa Territórios pela Paz (TerPaz), seja entregue a população em breve.

Na Cabanagem, as obras estão sendo executadas em um terreno de 10mil m2, localizado na avenida Damasco, nº 37, próximo à Estrada do Benjamin. Além da equipe de engenheiros e arquitetos da Seac, a vistoria contou com a presença de Policiais Militares, Corpo de Bombeiros, gestores da Usina da Paz e representantes da mineradora Vale, que é responsável pela construção do projeto.

Equipe de servidores estaduais visita e avalia os espaços da UsiPaz Cabanagem, equipamento público a ser entregue à população “É um momento muito importante porque estamos nos preparativos finais para entregar esse empreendimento para a comunidade da Cabanagem, que é a nossa Usina da Paz. Esse grande complexo comunitário de serviços públicos de qualidade com área de esporte, lazer, cultura e atendimento aos moradores que mais precisam. Estamos fazendo essa vistoria final com a equipe da Vale, a obra já está quase pronta e estamos alinhando os últimos pontos para poder entregar esse equipamento que é operacionalizado pelo Governo do Estado, mas que pertence à comunidade. Um instrumento transformador de vidas e de realidade social”, informou o secretário-adjunto da Seac, Raimundo Santos Junior.

A meta do Estado é a construção de 10 Usinas da Paz entre a Região Metropolitana de Belém. Nos bairros da Cabanagem, Benguí, Guamá, Jurunas, Terra Firme, em Belém e Nova União, em Marituba, e no sudeste do Estado nas cidades de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá. No Icuí-Guajará, em Ananindeua, o complexo comunitário já está em funcionamento.

Gestores da Usina da Paz Cabanagem na vistoria realizada na manhã desta segunda-feira (6)Nos próximos meses, os moradores vão poder usufruir das instalações de dois prédios principais que irão ofertar diversos cursos, oficinas e atendimento público, teatro, complexo poliesportivo, quadra de areia, piscina semiolímpica, playground, área de viveiro, compostagem e horta, academia ao ar livre e estacionamento.

MAIS DE 80 SERVIÇOS OFERECIDOS

Serão ofertados mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.

Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além disso, será disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os moradores que vivem próximo à Usina da Paz.