Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E LAZER

Editora da Ioepa encerra participação na Feira Pan-Amazônica do Livro com 30 livros lançados

Somente no domingo (6), último dia do evento, a Editora Dalcídio Jurandir lançou seis livros feitos por edital com o Centro de Ciências Sociais e Educação, da Uepa

Por Governo do Pará (SECOM)
06/12/2021 16h38

A editora pública da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) lançou 30 livros nos cinco dias da 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes e no último dia, no domingo (05). A Editora Dalcídio Jurandir fechou a programação do estande da Ioepa com o lançamento de seis livros feitos por meio de um edital com o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado Pará (Uepa).

Todos os lançamentos da tarde, deste domingo, tiveram grande participação do público que foi à 24ª Feira do Livro para prestigiar os autores, comprar os livros e ganhar autógrafos. Antes mesmo das 17h, os autores e organizadores das seis obras produzidas pela Uepa começaram a chegar para receber o público e autografar os livros: "Amazônia: histórias, culturas e identidades", com Jairo Silva, Telmo Araújo e Tony Costa; "Juventude e Educação no Pará: Projetos de Vida", Trajetórias e Gênero, com Lucélia Bassalo e Célia Ribeiro da Silva e "Meninos Vestem Azul e Meninas Vestem Rosa? Construção de Identidades na Amazônia", com Lana Silva e Izabel Oliveira;

As obras “Amazônia: Desenvolvimento, Sustentabilidade, Gestão e Secretariado", com Alexandre Gaia, Marcelo Correia e Roberto Fialho; "Gênero, Corpos e Sexualidade em Contextos Contemporâneos", com Ana Lídia Nauar, Thiago Silva e Rosângela Quintela; e "Indicação Geográfica de Procedência do Queijo Artesanal do Marajó/PA: Assimetria do Poder e (Des) Envolvimento Territorial", com Benedito Cruz também contaram com a presença dos autores e teve momentos emocionantes.

O projeto para dar publicidade à produção científica e pesquisas da Uepa surgiu quando Rodrigo Moraes, atual secretário municipal de Habitação, em Belém, comandava a editora da Ieopa. Rodrigo Moraes destacou a força da produção científica da Uepa. “A parceria com a Ioepa dá vazão a esse saber e ajuda na formação de dezenas de pessoas”, disse Rodrigo Moraes.

Anderson Maia, diretor do CCSE, lembrou que a Uepa tem mais de 85 grupos de pesquisa e nada melhor do que o edital Uepa/Ioepa para publicizar e dar vida às produções científicas que a universidade produz no dia a dia.

“Apresentamos essa proposta ao professor Rodrigo Moraes e que, de pronto, junto ao Jorge Panzera (presidente da Ioepa), aceitaram e podemos hoje materializar essa produção científica que os nossos professores, os nossos alunos produzem dentro da universidade. Agradeço aos autores e garanto que CCSE está na vanguarda da produção científica, do desenvolvimento dos cursos de graduação e de pós-graduação da nossa universidade”, relatou Anderson Maia.

Ele finalizou agradecendo ao professor João Paulo que esteve com ele durante todo o processo e hoje o professor Frederico Bicalho e a Moisés Alves, que deu seguimento ao trabalho de Rodrigo Moraes na editora da Ioepa.

Moisés Alves disse que um livro passa por muitas mãos antes de chegar até o leitor e agradeceu o trabalho dos arte-finalistas, como o Edilberto e aos trabalhadores da gráfica que trabalharam tardes e noites pra entregar as obras: “Sem vocês, que estão na base do processo da edição e da impressão, estas obras não estariam à disposição do público”.

Jorge Panzera afirmou que o lançamento das obras da Uepa foi fruto de mais um edital público. “Ontem (sábado, 4) nós lançamos o edital público Dalcídio Jurandir para 2022. Entregamos 11 livros e, hoje, (neste domingo), estamos entregando mais seis livros fruto de um edital público, selecionados pelo centro de educação da Uepa, que escolheu os vencedores, estabeleceu seus critérios científicos e, para nós, da Ioepa, é imensa alegria este lançamento”, relatou o presidente da Imprensa Oficial.

Panzera destacou que quando chegou à Ioepa o seu desejo era criar um edital público “para todo mundo concorrer” e fazer parceira com universidades. “Especialmente a Uepa, que é um ente irmão da Imprensa Oficial. Eu tenho dito que não estamos entregando para os autores, a gente está entregando para a sociedade paraense a produção que vocês fizeram", frisou o titular da Ioepa.

"Aqui, boa parte dos livros são produções coletivas, coordenados e organizados por dois, três professores, mas com participação de um conjunto de pesquisadores. Então isso mostra ainda mais a força do trabalho e de uma produção coletiva que pensa caminhos de desenvolvimento para o nosso Estado; para a nossa população”, disse Jorge Panzera.

*Texto de Ailson Braga, com informações de Railídia Carvalho