Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA NO MARAJÓ

Estado entrega lancha para reforçar policiamento nos rios do município de Soure

Novo equipamento, com recursos para navegar de dia e à noite, será fundamental para ações preventivas e ostensivas na região

Por Governo do Pará (SECOM)
06/12/2021 18h17

Lancha com 150 HP de potência reforça as ações de segurança do Estado nos rios e furos do Marajó A segurança fluvial vem ganhando cada vez mais investimentos do Governo do Pará, que compreende a importância dos rios para o transporte de cargas e pessoas. Nesta segunda-feira (06) foi entregue a 12ª lancha pelo Executivo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), para reforçar as ações preventivas e de ostensividade realizada pelo Sistema Estadual de Segurança Pública.

O equipamento, entregue para o município de Soure, no Arquipélago do Marajó, rodeado por rios e furos, é uma nova lancha 150 HP de potência, que será utilizada pela Polícia Militar em rondas e operações.

O governador Helder Barbalho, durante a entrega, enfatizou a importância do investimento. “Estamos entregando hoje um importante equipamento, já que os rios são as ruas desta região. Equipar a Polícia Militar, para que esta possa ter acesso aos furos e aos rios através de embarcação, e que permita a presença dos órgãos de segurança em comunidades ribeirinhas para proteger e dar paz para a população”, enfatizou o chefe do Executivo Estadual.Governador Helder Barbalho, autoridades estaduais e municipais e parlamentares no ato de entrega do equipamento de segurança

A embarcação possui sirene, giroflex, estofados, coletes salva-vidas e kit de salvatagem náutico. A embarcação entregue pela Segup fortalecerá as ações policiais nos rios e, dessa forma, evitar que crimes fluviais ocorram. O valor do investimento é de aproximadamente R$ 220 mil.

Equipamento fundamental - Para o titular da Segup, Ualame Machado, a tecnologia vem somar aos trabalhos realizados pelo Sistema de Segurança em uma região cheia de peculiaridades. “Tendo em vista que a região é banhada tanto por rio, com mata densa, temos essa lancha com os equipamentos mais modernos; com radar, sonar e visão noturna. Para que possam realmente auxiliar no trabalho da polícia na região”, destacou o secretário, acrescentando que “é um equipamento de fundamental importância para a região especial do Marajó, onde temos muitos rios, muitas partes de alagados que precisam da presença policial. Então, mais um equipamento sendo entregue pra ser trabalhado na região do Marajó Oriental que vai ajudar a população”. 

Secretário Ualame MachadoCom mais este equipamento, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, reforçou o alcance das forças policiais em localidades mais distantes para combater práticas criminosas específicas da região. “Sabemos que na nossa região, nossos rios são as nossas ruas, e tem que ser feito o investimento que foi feito. Agora equipados com uma lancha possante, com motor de 150 HP, temos maiores condições de fazer frente a todo o tipo de criminalidade que assola essa região. Combater, principalmente, o abigeato, que é o roubo de gado”, informou o coronel Dilson Júnior.

Texto: André Macedo – Ascom/Segup