Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Sedap distribui mudas de bananas e manivas para produtores dos municípios atendidos pelo TS

Por Governo do Pará (SECOM)
07/12/2021 16h29

Com o objetivo de estimular o produtor rural familiar a trabalhar de maneira sustentável e, ao mesmo, tempo garantir a geração de renda, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), através da sua Regional de Redenção, distribuiu 180 mil unidades de maniva-sementes de mandioca das variedades BRS Poti e Mari para os municípios de São Felix do Xingu, Ourilândia, Tucumã e Água Azul do Norte. O trabalho ocorreu em parceria com as secretarias de agricultura dos municípios beneficiados e também com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

O trabalho de entrega dos produtos iniciou no último dia (3), quando foi realizado em São Felix do Xingu, um dia de campo em uma propriedade rural do KM 21, às margens da rodovia estadual PA-279. O trabalho de distribuição nos quatro municípios encerrou nesta segunda-feira (6). A ação está inserida na política de atuação integrada de Territórios Sustentáveis (PTS), programa do Governo do Estado  que tem como objetivo levar aos produtores rurais regularização fundiária, acesso às linhas de crédito e seguro rural, garantia de acesso a mercados, assistência técnica rural entre outros serviços voltados ao desenvolvimento social e ambiental.

O coordenador da Regional da Sedap de Redenção, Paulo Henrique Cavalcanti, informou que também foram entregues ao município de São Felix do Xingu, 10 mil mudas de bananas oriundas da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) com o objetivo de implantar um jardim clonal e assim propagar novas mudas de maneira sustentável. “Tanto as mudas de banana quanto as  manivas servem também para sombreamento do cacau na implantação dos sistemas agroflorestais, os SAF’s”, explicou Cavalcanti. Ele explicou que o TS é um programa importante para promover o desenvolvimento sustentável, pois está permitindo que o produtor tenha uma mentalidade diferente. “Ele já está entendendo que para ter renda não precisa derrubar e sim plantar”, observou o gestor regional.

O secretário municipal de agricultura, pecuária e abastecimento de São Felix do Xingu, Marlos Peterle, ressaltou que a Prefeitura Municipal, através da Semagri, em parceria com a Sedap e Emater, Ideflor e outras instituições que fazem parte do Território Sustentáveis,  está apoiando o trabalho do produtor rural. Ele anunciou que o município trabalhará na implantação de um  jardim clonal, com o aproveitamento das ramas de manivas-semente de mandioca e mudas de bananas que estão sendo distribuídas aos produtores locais “para o município sempre ter uma genética interessante desses produtos para oferecer ao homem do campo”, destacou o secretário municipal.

 As maniva-sementes foram adquiridas através da Diretoria de Agricultura Familiar (Dafa) da Sedap.

Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap