Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"PAPO PREVIDENCIÁRIO"

Projeto do Igeprev prepara servidores para a aposentadoria

Primeira edição organizada pelo Instituto foi realizada na Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP)

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
10/12/2021 10h12

Reflexões sobre planejamento financeiro, cuidados com a saúde e conhecimento dos aspectos legais são fundamentais para quem está pensando em se aposentar. Com o objetivo de dar suporte aos servidores públicos do Estado que estão prestes a entrar para a inatividade, o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) desenvolveu o projeto "Papo Previdenciário – Conheces a previdência estadual?".

A primeira edição do projeto foi voltada para os servidores da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP). Durante o evento, houve o lançamento da Cartilha Previdenciária, material educativo produzido pelo Igeprev com as principais informações sobre as regras do Regime Próprio de Previdência Social do Pará. 

"Muita gente pensa que aposentadoria é só descanso e viver pegando a brisa da praia. Porém, não é bem assim. A previdência é um universo paralelo. Queremos que os servidores tenham tempo para se preparar para a aposentadoria", diz Juliana Galvão, psicóloga do Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPS), do Igeprev.

Irenice Gonçalves, técnica em Administração e Finanças da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da FCP, é responsável, dentre outras atribuições por analisar processos administrativos de servidores interessados em se aposentar. Ela entende o "Papo Previdenciário" como um projeto fundamental. “Muitos servidores têm essas dúvidas e não chegam com a gente, enquanto RH. Mas, quando sabem que é uma ação do Igeprev, do órgão responsável por aposentadoria, eles comparecem. É muito importante essa parcela de conhecimento”.

O “Papo Previdenciário” é uma das ações desenvolvidas pelo Igeprev para a obtenção do certificado de boas práticas do “Pró Gestão RPPS”, programa federal de certificação que visa implantar boas práticas de gestão em Regimes Próprios de Previdência Social. Instituído pela Portaria MPS nº 185/2015. O Pró Gestão é dividido em três pilares: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.

Ações de educação previdenciária estão relacionadas à melhoria da qualidade de vida dos segurados, tais como a prevenção de doenças, educação financeira, planejamento e transição para a aposentadoria, vida durante a aposentadoria e envelhecimento ativo.