Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Governo do Pará garante construção e reconstrução de casas para cerca de 400 famílias de Itaituba

Por Ronan Frias (DETRAN)
15/12/2021 15h54

Em uma ação histórica, cerca de 400 famílias em vulnerabilidade social foram beneficiadas pelo programa "Sua Casa" na cidade de Itaituba, na região Tapajós. Os cheques da iniciativa foram entregues hoje (15) pelo governador Helder durante agenda em comemoração ao aniversário da cidade. 

"Hoje eu festejo que nós estejamos beneficiando cerca de 400 pessoas que moram de favor, que moram em um puxadinho ou de aluguel. Com esse benefício, os moradores passam a ter uma casa melhor, mais digna para construir um futuro melhor para vocês", destacou o governador Helder Barbalho.

Os investimentos do governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) foram superiores a R$ 3,5 milhões. O "Sua Casa" concede até R$ 21 mil para auxiliar na compra de material de construção e para ajudar no pagamento da mão de obra contratada para o serviço. Todos os valores são calculados com base em tabela técnica.

"A Cohab está aqui hoje entregando hoje cerca de 400 cheques do programa 'Sua Casa'. O investimento vais ajudar a beneficiar pessoas que recebem agora apoio para o material de construção e para mão de obra e isso é fundamental porque antes, 50% das pessoas não conseguiam construir por não ter condições de pagar os trabalhadores", explicou Orlando Reis.

O benefício vai transformar positivamente a vida das famílias beneficiadas na ação de hoje. Entre as pessoas selecionadas para receberem o "Sua Casa", esteve dona Maria da Silva Leite. A agricultora de 67 anos mora em uma casa pequena feita com pedaços de madeira, mas o desejo de viver em uma casa de alvenaria será realizado.

"Eu tenho a minha residência, mas não tenho condições de construir uma melhor. Do jeito que tá eu agradeço a Deus, mas receber essa ajuda vai garantir que a minha família tenha uma melhor pra gente viver", contou emocionada a idosa.

O programa Sua Casa chegou em todas as 12 regiões de integração do estado do Pará. A estimativa da Cohab é que a iniciativa já tenha ajudado mais de 60 mil pessoas.

Mais equipamentos

Durante a realização da agenda em Itaituba, o governador Helder também entregou equipamentos para a prefeitura da cidade repassar para feirantes da cidade. No total, foram repassados 20 freezer, 15 balcões frigoríficos, 10 fogões e 10 balanças. O investimento vai permitir que os trabalhadores tenham mais estrutura para trabalhar, além de garantir melhor qualidade no atendimento aos consumidores.