Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FINANÇAS E FAZENDA

Sefa realiza maratona de dados para pesquisar 'empresas noteiras'  

Por Ana Márcia Pantoja (SEFA)
20/12/2021 14h56

A equipe de ambiente analítico da Secretaria de Estado da Fazenda realiza, nesta segunda-feira (20), um evento interno intitulado “1º Datathon – Desafio de Dados - Analytics”, nome que vem da união das palavras dados (data) e maratona (marathon).

O tema abordado no encontro, que reúne auditores e pessoal da área de tecnologia será “Empresas Noteiras”, empresas que emitem notas fiscais em operações simuladas, para fraudar o Fisco.  

“A proposta do trabalho é usar a base de dados da SEFA, usando a análise de dados por meio do Big Data, para identificar padrões nas fraudes já realizadas, gerando um modelo estatístico que possa prever a ocorrência, e assim identificar essas empresas noteiras precocemente”, explica o auditor fiscal de receitas estaduais Lucas Savegnago.  

“A ideia da equipe de ambiente analítico da Sefa é que sejam propostas soluções para identificação precoce desse tipo de fraude, e o Fisco consiga agir antes que ocorra o prejuízo ao erário”, informa o secretário da Fazenda, René Sousa Júnior, que esteve presente ao evento, pela manhã.

Ele explica que o Fisco vem ampliando as ações com tecnologia, especialmente usando o Big Data, área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais.

A equipe do ambiente analítico pretende realizar vários datathons nos próximos meses, com foco em situações reais e com o objetivo de propor soluções específicas para cada caso.