Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Obras de reconstrução e ampliação do 21º GBM avançam em ritmo acelerado

Além das acomodações, o projeto prevê a construção de piso de concreto armado para a movimentação das viaturas que comportam até 12 mil litros de água 

Por Dayane Baía (ARCON)
28/12/2021 12h19

Com início em junho deste ano, as obras já alcançam 70% de conclusão no prédio do 21º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM)Em obras desde junho deste ano, o 21º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) já está com 70% dos trabalhos executados. Além da reforma de um dos quarteis, o projeto prevê a ampliação do espaço que atende os bairros da Campina, Cidade Velha, Reduto, Nazaré, Batista Campos, Telégrafo, Umarizal, e parte do Jurunas, na capital paraense.

O Grupamento desempenha um papel importante no socorro e prevenção de ocorrências no centro histórico de Belém e entorno. “Vai melhorar e muito a qualidade da prestação de serviço à sociedade e também em função que a tropa de serviço diário terá acomodações e um ambiente condigno para ter condições de atender melhor a sociedade. A Unidade foi planejada com essa ampliação para que no futuro próximo, quando houver o concurso (público) do Corpo de Bombeiros, ter condições de ampliar o efetivo e as viaturas”, pontua o comandante coronel Edinaldo Rabelo. Atualmente o quartel conta com 38 militares.

No pátio interno, os trabalhos estão avançados e seguem com previsão de entrega total da obra até março de 2022Os ambientes também estão planejados para atender pessoas com deficiência com acessibilidade, inclusive nos banheiros. “Recebemos o público porque essa é a única unidade operacional na capital com serviço técnico, que faz todo o trabalho preventivo para que não ocorra o sinistro. O cidadão, principalmente do centro comercial, quando vier regularizar o seu estabelecimento na parte de vistorias técnicas para emergências e prevenção de incêndio, ele terá um ambiente adequado para o atendimento de suas demandas. Segundo o engenheiro da empresa responsável pela obra, já está com mais de 70% da obra executada e a previsão de conclusão é até março”, acrescenta o comandante.

Além das acomodações, o projeto prevê a construção de piso de concreto armado para a movimentação das viaturas que comportam até 12 mil litros de água. 

Equipe avalia o projeto de engenharia que assegura acessibilidade para os militares e civis que procurarem os serviços do BatalhãoO 21º Grupamento está ao lado de um prédio histórico que também abrigou os Bombeiros no início do século XX até 2005. “A restauração do prédio histórico que hoje está desativado é objeto de outra licitação que saiu na semana passada, onde deverá funcionar o futuro Museu do Corpo de Bombeiros. É uma obra que possui outras características, mais detalhes”, pontua o coronel Rabelo.

Além do combate a incêndio e salvamento, o 21º GBM atua em serviço de prevenção em praias como guarda-vidas e de vistoria técnica através da Seção de Atividade Técnica (SAT), um importante suporte ao Corpo de Bombeiros no que diz respeito ao atendimento preventivo nas edificações de Belém sob a área de atuação operacional.

Desde 2005, no quartel funcionam o Comando Operacional (COP), o Grupamento de Socorro e Emergência e o Núcleo de Operações com Produtos Perigosos (GSE/NOPP), além do 7º Subgrupamento Bombeiro Militar (7º SGBM – Comércio). Em 1948 foi construído do muro no terreno contíguo ao Quartel, fazendo ângulo com a rua 16 de Novembro, e do pavilhão com dois pavimentos, sendo a parte superior destinada ao alojamento das Praças e a térrea para a instalação de oficinas, com um dique para lavagem e lubrificação das viaturas.