Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Equipe do Programa Forma Pará planeja atividades para 2022

A partir da 2022, o Forma Pará chegará a quase 6 mil vagas ofertadas em cursos de graduação nos 70 municípios alcançados nas 12 regiões de integração do estado

Por Fernanda Graim (SECTET)
29/12/2021 13h40

A secretária adjunta da Sectet e gestora do Forma Pará, Edilza Fontes, em reunião com a equipe do Programa nesta terça-feira (28)A equipe do programa Forma Pará se reuniu, na sede do Conselho Estadual de Educação, nesta terça-feira (28), apara realizar o planejamento das atividades de 2022 que envolverão aulas inaugurais, audiências públicas, acompanhamento do processo seletivo, além de todos os trâmites burocráticos necessários para a realização do programa.

O Forma Pará é uma ação do governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), e executado de maneira inovadora, unindo esforços com as Instituições de Ensino Superior (IES), prefeituras e organizações sociais. O Programa procura reduzir o déficit da educação superior no Pará, ofertando cursos em municípios e distritos que não tenham campi das instituições ou que possuam demanda para determinado curso que não é ofertado.

“A nossa intenção hoje é fazer um planejamento até março. O programa cresceu muito. Preciso compartilhar algumas ideias e ouvi as sugestões de todos que ajudam a realizar este programa. Acompanhar tantos municípios é difícil e temos grandes eventos pra fazer. Em 2022 já teremos as primeiras formaturas”, revelou a secretária adjunta da Sectet e gestora do programa, Edilza Fontes.

LEI

Em 8 de outubro de 2021, o governador Helder Barbalho publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE), a Lei no 9.324 que transformou o Forma Pará em Programa de Estado, não mais de Governo. Desta forma, a gestão estadual garante a continuidade do programa nas próximas gestões de governo, que terão de manter o investimento na ampliação do número de vagas de ensino superior no estado. A publicação da lei ainda permite que o programa oferte, agora, cursos em nível de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado).

Com a chamada 2022, o Forma Pará chega a quase 6 mil vagas ofertadas em cursos de graduação em áreas de licenciatura, bacharelado e tecnológico. Serão mais de 70 municípios alcançados nas 12 regiões de integração do estado.