Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INDICADORES

Semas deve ampliar rede de monitoramento da qualidade da água no estado 

Em 2022, Secretaria planeja consolidar mais de 137 pontos de coleta e monitoramento no Pará

Por Bruna Brabo (SEMAS)
05/01/2022 12h01

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) ampliará a rede de monitoramento da qualidade da água no estado. Neste ano, a Secretaria planeja consolidar mais de 137 pontos de coleta e monitoramento. Desde a adesão estadual ao Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiágua), da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), os técnicos da Semas já estabeleceram 96 pontos de coleta e monitoramento em 44 municípios.

"A Semas contratou o laboratório particular Controle Analítico LTDA para analisar parâmetros físico-químicos, microbiológicos e biológicos dos pontos de rio monitorados", afirma o coordenador de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas, Saulo Carvalho.

Monitoramento

O monitoramento da qualidade da água aumenta em importância devido à diversidade dos rios do Pará, ressalta o coordenador. "O monitoramento de qualidade dos rios do Pará é, sem dúvida, muito importante, na medida em que se tem uma diversidade de corpos hídricos no estado, além de ratificar que não existe atividade econômica-industrial sem acesso à água. Desta forma, a sociedade pode ter acesso a dados de vários pontos de coleta e pode ser o ponto de partida de muitos estudos relacionados à água por parte dos Institutos de Ensino e Pesquisa, uma vez que os dados seguem um rigoroso padrão de qualidade", afirma Saulo Carvalho.

O procedimento no estado é feito de duas formas: uma em campo, com utilização de uma sonda multiparamétrica modelo EXO1 e com análises laboratoriais, que avaliam as características físico-químicas, biológicas e microbiológicas. Também são medidas a vazão dos rios para análise da disponibilidade hídrica.A metodologia adotada é realizada pelo laboratório, devidamente certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Os dados coletados são publicados em boletins de qualidade da água e disponibilizados no Portal Hidromet (www.semas.pa.gov.br/hidromet) como fonte de consulta para estudos ambientais e pesquisas acadêmicas.

A Secretaria pretende construir rede de monitoramento hidrológico para formar base de dados para avaliação da qualidade da água dos rios do estado. A Semas opera a Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade da Água (RNQA) e disponibiliza os dados do monitoramento à sociedade, como parte do cumprimento de metas estabelecidas pelo Qualiágua.

Para fortalecer a implementação da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade de Água (RNQA), o programa disponibiliza uma premiação pelo cumprimento das metas de monitoramento e divulgação de dados de qualidade da água e medição de vazão em rios.