Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Codec recebe visita técnica de pesquisadores do Pará e Maranhão

Alunos e professores de doutorado dialogam com equipe técnica da Companhia

Por Governo do Pará (SECOM)
11/01/2022 14h39

Um grupo de pesquisadores do Pará e Maranhão realizam visita técnica, nos dias 10 e 11 de janeiro, na sede administrativa da Companhia de Desenvolvimento do Pará (Codec) e na área do Distrito Industrial de Barcarena. A visita tem o objetivo de esclarecer a atuação da Companhia na administração dos Distritos Industriais e as atividades oferecidas para a melhoria do desenvolvimento econômico do Pará, além de identificar as estratégias para atração de investimentos e diálogo com os municípios.

Participam da visitação o professor e estudante de pós-doutorado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Antônio José de Araújo, e os alunos de doutorado da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carla Peixoto e Thiago Veloso. Na visita à sede administrativa da Codec, eles foram recebidos pela equipe da Diretoria de Estratégia e Relações Institucionais (DERI). Na oportunidade, foram apresentadas aos visitantes, as atividades desenvolvidas pela Companhia, além de uma rodada de conversa para responder às perguntas feitas pelos pesquisadores.

Para o Presidente da Codec, Lutfala Bitar, a Companhia está de portas abertas para o favorecimento do conhecimento, o que acaba contribuindo para a verticalização da economia. “O conhecimento e a transparência são ações que favorecem o trabalho da Codec. Desta forma nós divulgamos nossas atividades e recebemos desses pesquisadores o reconhecimento por sermos uma Companhia séria que trabalha diariamente para o desenvolvimento do Pará”, afirma o Presidente.

Segundo o professor Antônio José, a visita esclareceu grandes dúvidas e abriu um leque de possibilidades para desenvolver a pesquisa. “Estamos muito satisfeitos em sermos recebidos pela equipe de gerentes e gestores da Codec. Foi possível esclarecer dúvidas, e também recebemos conteúdo além do que esperávamos, e isso é bom para o campo da pesquisa e do desenvolvimento econômico”, esclarece o professor.

Barcarena

“Queremos compreender quais as ações do Estado para desenvolver o crescimento industrial do Pará, em especial no Distrito de Barcarena, no qual observamos empresas de grande porte na região, além do interesse sempre contínuo de novas indústrias se instalarem lá. Isso revela que a região é de enorme potencial”, revela Antônio.

O gerente do Distrito Industrial de Barcarena, Vitor Hudson Almeida, apontou aos visitantes algumas das razões que fazem do DI um holofote para grandes indústrias. “Em Barcarena temos uma grande área que proporciona fácil acesso aos portos do município. Isso facilita a importação e exportação de materiais produzidos em nosso Distrito. A facilidade de estar próximo à Baía do Guajará que dá acesso ao oceano atlântico também é um atrativo em nossa região”, explica Vitor.