Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Estado entrega o 3º trecho do projeto de Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, em Belém

Por Matheus Rocha (SEAC)
12/01/2022 16h42

No dia em que a cidade de Belém comemora aniversário de 406 anos de fundação, o Governo do Estado presenteou os moradores da capital com a entrega do terceiro e último trecho do projeto inicial de Macrodrenagem do Canal do Tucunduba. Iniciado na década de 1990, o projeto se arrastou por décadas. Em 2019, a atual gestão estadual tomou a conclusão da obra no canal como prioridade. Desde então os serviços foram intensificados nos três trechos que compunham o projeto. Os dois primeiros, que compreendem o perímetro entre a rua São Domingos e a Rua 2 de Junho, foram entregues à população no início de 2021 e o terceiro, no perímetro entre a Rua 2 de Junho e a Travessa da Vileta, foi entregue nesta quarta-feira (12). 

Com a conclusão desta etapa de obras no canal, o Estado dá um passo importante para solucionar os problemas de alagamentos, garantindo mais infraestrutura e qualidade de vida para mais de 300 mil pessoas, em bairros como o Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco. Além da correção da estrutura do canal para garantir a vazão da água, o projeto também contemplou a urbanização da área, com pavimentação asfáltica e construção de praças, parques infantis e quadras de esporte. 

“Esta é uma obra histórica que soluciona um dos maiores e mais graves problemas da nossa capital, onde bairros como o Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco sofriam com alagamentos. A partir das obras de infraestrutura no canal do Tucunduba isso se soluciona. Fico feliz por, no dia do aniversário de Belém, podermos estar entregando essa obra estruturante que traz dignidade e qualidade de vida para estas comunidades.” Helder Barbalho.

Para o prefeito do município de Belém, Edmilson Rodrigues, a conclusão da obra representa um momento de emoção para todos que acompanharam o desenvolvimento  e os desafios para a execução dos serviços no canal. “Hoje é um momento muito emocionante da minha vida. Parabenizo toda a comunidade pela resistência, por não desistirem do sonho de ver esta obra concluída. Em pouco mais de dois anos, felizmente vimos a obra ser retomada. Parabéns ao Governo, falo como prefeito e também como cidadão de Belém. Este é um sonho realizado. Ainda tem muita coisa a ser feita, mas este momento é de reconhecimento.” declarou o gestor municipal.  

Titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), o engenheiro civil Ruy Cabral destacou que a conclusão da obra de macrodrenagem do Tucunduba representa o resgate de um compromisso que o Governo assumiu no início da sua gestão. “Nós vamos dar continuidade aos trabalhos. É uma obra extremamente importante que visa minimizar problemas de alagamentos. Este é o resgate pela dignidade, pela melhoria da qualidade de vida e pelo respeito pelas pessoas. É um presente para a população nessa data tão importante que é o aniversário de Belém.” pontuou o secretário de estado.

Ao todo, o projeto inicial de Macrodrenagem, em seu três trechos, contou com investimentos na ordem de R$ 250 milhões.  A realização das obras também garantiu a geração de cerca de 1200 vagas de trabalho, garantindo renda para trabalhadores locais.

SANEAMENTO BÁSICO

Durante o ato de inauguração das obras de macrodrenagem do canal do Tucunduba, o governador Helder Barbalho visitou a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Riacho Doce. A estrutura de grande porte foi construída e devidamente equipada para atender e tratar o esgoto proveniente dos bairros diretamente ligados ao canal.

MUDANÇA DE VIDA

Para quem mora próximo ao canal, a conclusão das obras de macrodrenagem representam um sonho realizado depois de um passado de muito sofrimento por conta dos constantes alagamentos. É o caso da dona de casa Deusarina Silva, que há 40 anos é moradora do bairro do Marco, próximo ao canal. “Antes era muito ruim aqui. Era muita água, muita enchente e muitos bichos. Eu já cheguei a perder muita coisa, como sofá e documentos. Minha casa já passou uma semana cheia. Hoje melhorou bastante. Agora chove e a água desce rápido, não alaga mais.” contou a moradora. 

Quem também comemorou bastante a conclusão das obras foi a aposentada Maria Célia Pinon, moradora da passagem 27 de Dezembro, no bairro do Marco. “Antes a minha casa enchia muito. Eu trabalhava no PSM e na Santa Casa e todos os dias eu tinha que colocar uma sacola nos pés pra chegar na parada de ônibus. Agora estamos morando em uma avenida. Está muito melhor. É um sonho realizado.” comemorou. 

MAIS OBRAS

Ainda durante o ato de entrega das obras, o Governador Helder Barbalho, acompanhado pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, pelo titular da Sedop, Ruy Cabral, e por deputados federais, estaduais e vereadores de Belém, assinou a Ordem de Serviço (OS) que autoriza a continuidade das obras de macrodrenagem na bacia do Tucunduba, desta vez nos canais da União e Timbó. 

O projeto, orçado em R$ 47,6 milhões, vai garantir que os canais também recebam serviços de correção e urbanização, garantindo mais qualidade de vida para a população e solução para o problema dos alagamentos em diversos bairros. O projeto nos canais tem prazo de execução previsto para 18 meses. As obras serão iniciadas já nos próximos dias. 

“Assinamos Ordem de Serviço para a continuidade de mais uma etapa de obras no Tucunduba, solucionando os problemas no canal da União e fazendo com que Belém possa avançar na infraestrutura para que cada vez mais a cidade possa corrigir graves problemas, frutos do crescimento desordenado. Com isso vamos trazer soluções para o bem estar da população da capital.” concluiu o Governador do Estado do Pará.