Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

Vestibular do Bacharelado em Música inicia com prova teórica, no IECG

Este ano, foram ofertadas 40 vagas nas habilitações instrumento, canto, composição e arranjo, e regência de bandas

Por Luana Laboissiere (SECOM)
13/01/2022 13h47

O Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) realizou na manhã desta quinta-feira (13) a primeira etapa do Processo Seletivo 2022 do curso de Bacharelado em Música. Os candidatos foram submetidos a uma prova teórica, realizada em quatro salas do prédio do Instituto, em Belém. Ao todo, 75 candidatos se inscreveram no processo. Além da prova teórica, também serão aplicadas a prova prática e de solfejo e a prova de redação.

Na primeira prova, os candidatos responderam questões sobre Teoria Musical, História da Música, Percepção Musical e Estruturação. Na prova prática, realizada na sexta-feira (14), será exigida uma obra do repertório do instrumento escolhido pelo candidato. Na prova de solfejo será requerida a leitura cantada, à primeira vista, obedecendo à melodia de um trecho musical. Os candidatos que pleiteiam vaga nas habilitações Instrumento ou Canto serão avaliados a partir dos critérios: execução e fluência do repertório proposto; afinação; habilidade técnica no instrumento escolhido ou canto; estilo interpretativo; fraseado, dinâmica e sonoridade. A última etapa do vestibular do Bacharelado do IECG será a produção de uma redação. Este ano, foram ofertadas 40 vagas nas habilitações instrumento, canto, composição e arranjo, e regência de bandas.

O candidato Leon Sandro, 30 anos, formado em contabilidade, viu na abertura do Prosel/2022 para o Bacharelado em Música a oportunidade de realizar o sonho de se formar como cantor lírico. “Sou formado em outra área, mas canto desde pequeno, e sempre quis me profissionalizar como cantor lírico. Sempre acompanho o site da Fundação Carlos Gomes e, quando vi que haveria habilitação de canto me matriculei”, diz Leon, que veio de Benevides para fazer a prova de teoria.

De acordo com o professor Ronaldo Sarmanho, coordenador do curso, as aulas serão na modalidade presencial e, “para garantir a segurança de todos, as salas onde os alunos assistirão as aulas serão organizadas de modo a manter o distanciamento social. Também disponibilizaremos álcool em gel na entrada do IECG, além de reforçar a instrução sobre o uso obrigatório de máscara nas dependências do prédio”, explica o professor.

O resultado final do Prosel/2022 do Bacharelado em Música será divulgado no dia 28 de janeiro. O calendário completo e mais informações sobre o o vestibular do Bacharelado estão disponíveis no edital do processo seletivo, publicado no site da Fundação Carlos Gomes (www.fcg.pa.gov.br).

 

Texto: Mayave Ribeiro/Ascom FCG