Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Moradores aproveitam o primeiro dia de funcionamento da Usina da Paz Cabanagem

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
13/01/2022 14h51

Maravilhosa, foi assim que a estudante Pâmela Dias, 27 anos, definiu a Usina da Paz Cabanagem, em Belém. Ela e a família aproveitaram o primeiro dia (13) de funcionamento do complexo, que foi inaugurado, na tarde da última quarta-feira (12), pelo governador do Estado, Helder Barbalho.

"É muito gratificante ter um espaço assim aqui no bairro, e hoje eu, minha mãe e minha filha de 12 anos, conseguimos realizar atendimento odontológico. Estou achando tudo maravilhoso, fui muito bem atendida por todos aqui, e agora pretendo realizar outros serviços, só tenho a agradecer ao governador por nos proporcionar esse complexo", disse Pâmela, moradora do bairro da Cabanagem há 20 anos.

Pâmela (do meio) com sua mãe e filha Este é um projeto inovador no Brasil que busca o fortalecimento comunitário e o resgate da cidadania, que é integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz) a primeira unidade já esta em funcionamento no Icuí-Guajará, em Ananindeua, desde o mês de outubro do ano passado, oferecendo diversas atividades, cursos e possibilidades para o público em geral e agora foi a vez do bairro da Cabanagem. 

"Estamos muito felizes com a inauguração de mais uma Usina da Paz, desta vez aqui no bairro do Cabanagem, e hoje, no primeiro dia de funcionamento, pudemos perceber que a população abraçou e acreditou no projeto, já que a procura por atendimento foi grande. Hoje iniciamos com os serviços de assistência que são: atendimento médico, odontológico e psicólogo, o Procon, emissão de RG, certidão de nascimento, 2°via da certidão de óbito e carteira de trabalho digital e nos próximos dias vamos iniciar as inscrições para a área de esporte e cursos profissionalizantes", ressaltou a gerente geral da Usina da Paz Cabanagem, Ivanilda Vieira.   

Ivanilda VieiraO programa estadual se destaca como um modelo de política pública articulado e inovador no Brasil, que busca a redução da violência por meio da transformação social, tendo como diferencial ações integradas de secretarias estaduais e órgãos parceiros.

Morador do bairro da Cabanagem há 33 anos, Francisco Lima de 58, contou que se surpreendeu com a quantidade de serviços que a Usina vai ofertar para a população e falou da alegria em ter um complexo desse no território da Cabanagem.

"Estou muito surpreso e feliz. Quando cheguei não imaginei que iria conseguir realizar tantos serviços, hoje consegui tirar a terceira via do meu RG, já que a minha estava antiga, recebi atendimento odontológico e ainda tirei a minha carteira de trabalho digital", afirmou o morador.  

Maria RamosA pensionista Maria Ramos, 69 anos, era só gratidão. "Desde a chegada do TerPaz, a nossa vida tem mudado e com essa obra magnífica tenho certeza que só tem a melhorar, eu agradeço muito ao governador por olhar para a nossa comunidade. Quando cheguei aqui fiquei encantada com tudo e também já consegui atendimento médico, mas não vou parar por aí, pretendo fazer hidroginástica e cursos", disse a moradora.

DIFERENCIAL

O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Bel Lobo e se adapta às características climáticas da região amazônica, como chuvas durante todo o ano e altas temperaturas. Neste sentido, as áreas de circulação dentro dos prédios da Usina e da Assistência contam com iluminação e ventilação natural. Pensado dentro do conceito de sustentabilidade, a Usina dispõe de estações de tratamento de esgoto.

O prédio da Assistência tem um total de 32 salas, já o prédio da Usina conta com 19 salas. Esses ambientes são climatizados com sistema VRF moderno, que promove intensa renovação do ar.
A meta do Estado é a construção de 10 Usinas da Paz entre a Região Metropolitana de Belém (nos bairros da Cabanagem, Benguí, Guamá, Jurunas, Terra Firme, em Belém, Icuí-Guajará, em Ananindeua e Nova União, em Marituba), e no sudeste do Estado (Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá).

Na Cabanagem, as obras foram executadas em um terreno de 10mil m2, localizado na Avenida Damasco, no 37, próximo à Estrada do Benjamin, em parceria com a mineradora Vale, por meio de um termo de cooperação.

SERVIÇOS

Os moradores vão poder usufruir das instalações de dois prédios principais que irão ofertar diversos cursos, oficinas e atendimento público, teatro, complexo poliesportivo, quadra de areia, piscina semiolímpica, playground, área de viveiro, compostagem e horta, academia ao ar livre e estacionamento.
Serão ofertados mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.

Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além disso, será disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os usuários da Usina da Paz.

O complexo funciona de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 22h, aos sábados e domingos, das 8h às 18h.