Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Ações de saúde no TerPaz vão priorizar atendimento a síndromes gripais

Por Mozart Lira (SESPA)
13/01/2022 16h02

A partir deste próximo final de semana, as consultas médicas oferecidas pelo projeto 'TerSaúde', realizadas pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), dentro dos bairros atendidos pelo programa Territórios Pela Paz (TerPaz), vão priorizar atendimentos a pessoas com sintomas leves e moderados de síndromes gripais, como Influenza e Covid-19, como forma de amenizar a demanda dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. 

Mediante triagem e de acordo com parecer dos médicos da ação, os serviços incluirão testagem rápida para Covid-19, teste PCR feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e dispensação de medicamentos conforme prescrição. 

“O objetivo dessa nova estratégia é oferecer essa alternativa para a população, aos finais de semana, na ocorrência de sintomas que remetam às gripes. A expectativa é que tenhamos mais pessoas atendidas, testadas e medicadas, para que sigam o tratamento conforme preconizado pelos profissionais médicos”, informou uma das coordenadoras da Sespa no TerPaz, Marilda Braga. 

Neste sábado (15), as ações estarão nos bairros do Benguí e Jurunas, em Belém. No domingo (16), os atendimentos serão nos territórios da Terra Firme e Guamá. 

No outro sábado (22), a agenda de atendimentos acontece no Icuí Guajará, em Ananindeua, e na Terra Firme, em Belém. No domingo (23), as atividades do do TerPaz ocorrerão nos bairros do Jurunas e Benguí.

Em 29 de janeiro, sábado, as ações do TerPaz retornam ao Guamá e estarão também no bairro da Cabanagem, em Ananindeua. No domingo (30), voltam ao Jurunas e simultaneamente estarão em Marituba. 

Ure Doca

A Sespa também informa que a Policlínica Itinerante, instalada na Unidade de Referência Especializada do Reduto (URES- Reduto), em Belém, continua atendendo a população na ocorrência de casos leves e moderados de Covid-19. Oferecido de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, e aos sábados, de 8h às 13h, o serviço conta com a capacidade de realizar até 100 atendimentos por dia.

O secretário de saúde do Pará em exercício, Ariel Barros, explica que é importante que a população saiba que os atendimentos seguem à disposição na URE Reduto, sobretudo para quem tiver sintomas leves e moderados de Covid-19, como febre baixa, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, tosse e coriza. 

“Mesmo com o avanço da vacinação, a pandemia ainda não acabou e é essencial que todos continuem mantendo os protocolos de segurança, higienização das mãos, uso correto da máscara e manter o distanciamento social”, aconselha.