Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Santa Casa assina termo de cooperação do projeto Calçada Legal para ordenamento de ambulantes

Por Governo do Pará (SECOM)
13/01/2022 16h19

Representantes da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Serviços Nacional de aprendizagem Comercial (Senac) e da Faculdade Cosmopolita, além de trabalhadores ambulantes da área do entorno da Santa Casa participaram, nesta quinta-feira (13), da assinatura do Termo de Cooperação do Projeto Calçada Legal.

A ação tem como objetivo organizar a atuação de ambulantes no entorno da Santa Casa para a melhoria da acessibilidade da entrada principal da FSCMPA, assim como a capacitação dos trabalhadores para oferecem serviços pautados nas boas práticas voltadas a qualidade e segurança do serviço prestado e redução de riscos ao meio ambiente e à saúde do consumidor, como ressalta Valda Valente, diretora de planejamento da Santa Casa.

“A execução desse projeto é uma forma da gente organizar esse serviço oferecido pelos ambulantes, melhorar a acessibilidade dos usuários da instituição e trabalhar a responsabilidade social, quando com o apoio das demais instituições parceiras do projeto (Secon, Senac e Faculdade Cosmopolita), a gente vai também proporcionar a esses trabalhadores uma qualificação, por meio de diversas capacitações”, afirma a diretora.

Para o ambulante, Cláudio Brito, que vende frutas na frente do hospital há cerca de 6 anos, uma oportunidade de trabalhar melhor e de forma mais segura. “Há anos a gente vivia fugindo da fiscalização e nunca ninguém havia tido uma iniciativa dessa. Mas agora, a Santa Casa com essas parcerias está dando essa possibilidade da gente trabalhar melhor e também manter a limpeza e a organização do nosso local de trabalho, pois esse é um trabalho humilde, mas digno”, afirma o ambulante.

Cláudio Brito - AmbulantePara o secretário municipal de economia, Apolônio Brasileiro, a iniciativa, encabeçada pela Santa Casa, mostra uma nova forma de se olhar o espaço público como um espaço que precisa ser compartilhado por todos, mas de forma ordenada.

“De forma organizada, a calçada pode ser usada pelos pedestres e demais usuários e servidores da Santa Casa e tem como ser usada também pelos trabalhadores informais, porque essa é uma realidade, pois estamos falando de uma cidade onde 70% da riqueza gerada vem da atividade informal e por conta disso, a gente tem que organizar”, resume o secretários.

O projeto Calçada Legal foi idealizado pela Santa Casa e contou com a participação de vários setores do hospital, desde a infraestrutura, passando pelo desenvolvimento de pessoas, comitê de humanização e diretorias.

De acordo com Vitor Maués, integrante da comissão de implantação do projeto, com a formalização do acordo, o projeto inicia agora a sua fase de execução. “O próximo passo será a capacitação desses trabalhadores informais para que eles possam qualificar o seu atendimento, seguindo todos os encaminhamentos da Secretaria de Economia, além de receberem dos outros parceiros treinamentos relacionados às práticas de manipulação e a preservação do espaço”, ressalta Vitor.

O projeto calçada legal prevê o ordenamento e padronização de 10 ambulantes que atuam na calçada do entorno da Santa Casa.

Texto: Etiene Andrade - Ascom Santa Casa