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Governo conclui os primeiros 8 km do asfaltamento da Perna Leste, no nordeste do Pará

Finalização dos serviços deve movimentar a economia e encurtar as distâncias, garantindo ainda uma rodovia de qualidade e segura no escoamento da produção

Por Kátia Aguiar (COHAB)
14/01/2022 13h44

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) concluiu os primeiros oito quilômetros de asfalto da obra de 45 quilômetros de construção e pavimentação da Perna Leste, na região  Nordeste do Pará. 

A obra, executada no trecho do entroncamento da rodovia PA-140 até entroncamento da Alça Viária, tem valor de R$ 71 milhões.

O titular da Setran, Adler Silveira, esteve esta semana em vistoria aos serviços realizados para acompanhar de perto todas as etapas para execução do trabalho. "Estamos aqui na Perna Leste, uma rodovia importante para o desenvolvimento da região, uma obra que interliga a região do Vale do Acará até a região do Capim e interligando os municípios de Acará e Bujarú. Uma obra que vai movimentar a economia e encurtar as distâncias, que fará com que tenhamos uma rodovia de qualidade e segura. Estamos tirando as pessoas da poeira no verão e da lama do inverno", disse Silveira.

O secretário destacou ainda que a obra, que é um anseio de mais de 30 anos de quem mora na região, fará com que a logística seja facilitada. "Seja na produção industrial ou agricultura familiar, estamos dando melhor condições para escoamento da produção desta região. É o Governo do Pará, por todo o Pará, transformando a vida da população paraense", destacou Adler Silveira.

A obra de construção e pavimentação da Perna Leste deve ser concluída em setembro deste ano. Também foram construídas duas pontes ao longo da estrada, e outras duas estão em fase final de licitação. 

Melhorias

O microempresário José Maria, conhecido como "Zequinha" na região onde trabalha, falou sobre a importância enorme para toda a região, que veio para garantir o escoramento da produção dos agricultores, e que é muito vantajosa para comunidade e para população, para o deslocamento deles até Belém e, principalmente para movimentar produção.

"Para nós, que transportamos da Alça Viária, precisamos transportar pra Belém e escoar essa produção, essa obra só veio pra somar com o nosso trabalho. Essa via era muito feia e cheia de buraco e tínhamos que gastar com a manutenção de nossos veículos", enfatizou o microempresário, que utiliza a Perna Leste para transporte de suas mercadorias para a Região Metropolitana  de Belém.