Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Reabertura da classe hospitalar é um dos destaques do Hospital Oncológico Infantil

Em 2021, a unidade registrou mais de 340 mil atendimentos e manteve sua certificação ONA 3 Acreditado com Excelência

Por Governo do Pará (SECOM)
14/01/2022 21h25

Ao longo de 2021, quando o mundo seguiu enfrentando os desafios impostos pela pandemia de Covid-19, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, obteve conquistas importantes, como a retomada de atividades e projetos, e a manutenção de sua certificação de excelência. Um momento especial muito aguardado por pacientes e educadores foi a volta às aulas na Classe Hospitalar Prof. Roberto França. “Eu sentia muita falta de ir para a escola durante quase um ano. Isso me faz sentir melhor e mais feliz”, diz a paciente Jamile Silva da Conceição, 13 anos.

O Programa Classe Hospitalar é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com o Hospital, assegurando o acesso das crianças em tratamento oncológico à educação básica. Outra ação retomada foi o Projeto Heróis da Segurança, iniciativa do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), que estimula a cultura do autocuidado.

Entre os destaque do Hospital Oncológico Infantil, referência no tratamento do câncer infantojuvenil no Norte do País, está a conquista da manutenção da certificação ONA 3 Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade sem fins lucrativos integrada à uma rede mundial que analisa a qualidade dos hospitais.

O selo de qualidade é um dos mais importantes no Brasil. Na prática, significa que o Hospital segue padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial no tratamento aos pacientes. Essa conquista envolveu a avaliação, por meio de uma auditoria, de 17 processos internos do Oncológico Infantil que receberam aprovação com louvor.

Satisfação - Somente em 2021, o Hospital realizou mais de 341 mil atendimentos, entre serviços ambulatoriais, consultas, exames, cirurgias, quimioterapias e outros. O índice de satisfação alcançou 98% de aprovação entre pacientes e acompanhantes.

A coordenadora do NQSP, Aline Gonzaga, ressalta as expectativas para 2022. "O objetivo é continuar com a boa performance, dando continuidade ao trabalho de qualidade. Aproveitaremos as boas oportunidades de preparação para o nosso principal objetivo, que é a segurança do paciente. Assim, uma nova recertificação de excelência será apenas uma consequência", informa Aline Gonzaga.

Outros projetos - Na área da sustentabilidade, o “Oncológico Infantil” inaugurou um espaço de economia criativa, o Ateliê Sustentável, que proporciona benefícios durante o processo de hospitalização, ocupando os pacientes com atividades socioeducativas, principalmente manuais, realizadas em oficinas com materiais reciclados.

Há ainda o Projeto “Nutrindo o saber”, do Serviço de Nutrição, que visa ao desenvolvimento de noções de educação nutricional e ambiental para os pacientes, com aulas práticas na Horta Hospitalar “Cantinho Verde”.

Já na área Assistencial, a unidade implantou o Projeto “Percurso Lúdico”, uma iniciativa inovadora do Setor de Humanização para os pacientes de 2 a 06 anos, que são transportados do leito para o centro cirúrgico em um carrinho elétrico. A ação diminui a ansiedade, o medo ou a angústia diante de procedimentos cirúrgicos invasivos.

O diretor Hospitalar do “Oncológico Infantil”, Fábio Machado, destaca que “desempenhamos nossas tarefas focados no pertencimento e na humanização, valores institucionais da Pró-Saúde. Essa tônica tem sido o nosso diferencial”.

O Hospital Oncológico Infantil integra a rede de saúde pública do Governo do Estado e é gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde. A unidade oferece atenção a crianças e adolescentes com câncer entre 0 e 19 anos, atendendo cerca de mil pacientes por mês, oriundos de municípios do Pará e do Estado do Amapá.

Texto: Emanuel Jadir – Ascom/Oncológico Infantil