Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Serviço de nutrição do HGT mantém selo Green Kitchen com aprimoramento de sua gastronomia e projeto de hortoterapia

Por Vera Rojas (HEMOPA)
15/01/2022 15h57

Cardápio variado, equilibrado e preparação da alimentação com ingredientes naturais coletados de sua horta própria foram alguns dos fatores que levaram a gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), pelo sexto ano consecutivo, conquistar o selo Green Kitchen, que associa a gastronomia hospitalar à preservação da  sustentabilidade na produção e destinação consciente dos resíduos orgânicos  em respeito à vida.

O reconhecimento nacional é concedido a instituições que aprimoram constantemente seu padrão de qualidade em benefício de seus colaboradores, usuários e acompanhantes, na sua região e seu ambiente social, baseado na ambientação natural, alimentação saudável e com sustentabilidade.

De acordo com a coordenadora do SND, Patrícia Manfredi, a “ aprovação de um restaurante no programa Green Kitchen se faz pelas suas ações concretas em relação ao ar, a água, os alimentos, os resíduos, os ambientes de produção, de atendimento e treinamento de pessoal”. Ela explica que o selo Green Kitchen é concedido a cada local de operação e somente através de uma nutricionista responsável.

Acompanhando seu marido que há 13 dias está internado no HGT, a dona de casa, Jaqueline Santos Silva não poupou elogios à alimentação servida no hospital. “Gostaria de agradecer a equipe que prepara e distribui a alimentação no hospital. A comida hoje, como todos os dias, estava uma delícia e do jeito que o meu marido gosta e de acordo com sua dieta hospitalar. Agradeço a todos que são muito eficientes”.

Patrícia Manfredi defende que uma alimentação saudável garante, principalmente, que o organismo receba todos os nutrientes que precisa. “Para ser uma alimentação realmente saudável é preciso pensar em variedade, equilíbrio, quantidade e na segurança dos alimentos que estão sendo ingeridos”, frisou a coordenadora do SND ao destacar que o diferencial da alimentação preparada no Hospital conta com  horta própria, de onde são retirados e consumidos hortaliças e legumes livres de agrotóxicos.

Por esses e outros motivos a enfermeira  Stefanie Lourrayne de Melo Moret, que atua na  Central de Material Esterilizado (CME), também elogiou as refeições servidas na Unidade Hospitalar. “Quero deixar registrado minha admiração, respeito e carinho à equipe do SND pelo desempenho nas atribuições que competem. É possível ver o amor e a dedicação em todas as refeições preparadas por vocês que são essenciais no HGT. Gratidão!”. 

A horta do HGT também tem outras funções. A gestão desenvolve junto aos usuários o Projeto Hortoterapia, que associa atividades da fisioterapia e nutrição, para que os usuários assimilem novos conceitos ambientais, por meio de vivências inclusivas, melhorando a saúde mental, física, motora e nutricional.

Em 2021, a equipe do SND preparou e distribuiu uma média mensal de 18 mil refeições. Neste mesmo período, foram efetivadas 2.197 internações de usuários da região.

Estrutura- Com 51 leitos, o HGT dispõe de assistência de média complexidade garantida por uma equipe multidisciplinar que oferece as especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.

Serviço: O HGT é um órgão do governo do estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), está localizado na Av. Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.