Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran realiza mutirão de exames para candidatos do CNH Pai D'égua

Por Governo do Pará (SECOM)
15/01/2022 18h37

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou, neste sábado (15), um mutirão de exames práticos de direção específico para os candidatos matriculados no Programa Social CNH Pai D'égua. A ação objetiva adiantar o processo de conclusão de matrícula para os participantes do programa inscritos nas modalidades adição e mudança de categoria.

O exame é a última etapa para a obtenção do documento. Mais de 80 beneficiários do programa já estão com o agendamento realizado. Ao todo, 1.524 usuários estão matriculados nessas modalidades. “Grande parte desses condutores já realizou as provas e agora estamos fazendo o mutirão para garantir que os demais também possam concluir seus processo e receber a sua CNH o mais breve possível”, explica o coordenador de Habilitação de Condutores do Detran, Edilvandro Pereira.

A adição de categoria concede ao condutor o direito de conduzir veículos em mais de uma categoria, enquanto a mudança de categoria concede ao condutor o direito de dirigir veículo de categoria superior à atual. Em ambos os casos, o condutor busca utilizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) principalmente para exercer a profissão de motorista.

Em geral, processos dessa natureza implicam em um investimento de cerca de R$ 1 mil e com esta iniciativa, o condutor tem o serviço assegurado de forma gratuita. O Programa CNH Pai D'égua é uma iniciativa do Governo do Estado que objetiva garantir inclusão social a pessoas de baixa renda por meio da concessão gratuita da CNH. No primeiro ano de execução do programa, 10 mil vagas foram ofertadas para beneficiários que desejam utilizar a habilitação para incrementar a renda.

O candidato Geovan Cordeiro, que estava realizando adição de categoria, ficou muito feliz em ter conseguido passar na prova. “Graças ao programa social e ao governador Helder Barbalho que deu essa oportunidade para a gente, conseguimos passar no exame prático, eu agradeço porque isso vai ajudar bastante na renda da minha família.

 Os candidatos que foram reprovados no exame deste sábado poderão realizar o reteste, que serão aplicados a partir de sábado (22), no próximo mutirão, onde alunos terão direito a mais um teste gratuito.