Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PERSPECTIVAS

Emater e Curuçá celebram parceria para atendimento de quase 500 famílias agricultoras

No município, as principais atividades produtivas são a agricultura familiar e a pesca artesanal. Empresa contará com novo prédio em 2022

Por Luana Laboissiere (SECOM)
17/01/2022 18h56

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA) em Curuçá, no nordeste paraense, que é responsável por atender 497 famílias agricultoras, contará com novo prédio ainda em 2022. A obra para construção das novas instalações, que abrangem salas administrativas, de reunião, de atendimento, banheiros, seguindo os padrões para acessibilidade, iniciará em março.

O anúncio foi feito pelo presidente da pasta, Rosival Possidônio, ao receber o título de terreno na área urbana da Prefeitura de Curuçá, onde será construído o novo escritório local, como forma de incentivar a atuação do órgão oficial de ATER do governo estadual junto ao público-alvo.

"Essa postura de fortalecer a Emater que contribui para o desenvolvimento de Curuçá, sendo o braço do estado na assistência aos agricultores familiares rurais, mostra a importância da parceria entre Estado e Município", disse Rosival Possidônio.

O documento foi entregue em Ato do Poder Executivo Municipal, na última quinta-feira (13), sendo fruto de requerimento do vereador Márcio Lobato, para viabilizar a doação do titulo.

"Esse é um grande momento, e eu me sinto grato, porque não faço nada sozinho. Tenho um conjunto de secretariado, ou seja uma coletividade de esforços para fazer o município se desenvolver e, claro, com a parceria com os outros órgãos como a Emater, que conhece a nossa realidade, e juntos vamos fazer Curuça crescer cada vez mais", ressaltou o prefeito Jeferson Ferreira de Miranda, conhecido como 'Tarrafa'.

O terreno onde será construído o novo prédio da Emater em Curuçá, já contemplado com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Fábio Freitas, possui 1.200 metros quadrados, e está localizado na rua Lauro Sodré, no bairro Novo.

Em Curuçá, as principais atividades produtivas são a agricultura familiar e a pesca artesanal. Em 2021, a equipe técnica realizou 943 atendimentos, emitiu 332 Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (DAP/Pronaf), e elaborou 60 Cadastros Ambientais Rurais (CAR), documentos de acesso a diversas políticas públicas.

 O escritório local de Curuçá faz parte do Escritório Regional de Castanhal, que ainda conta com previsão de construção do escritório local de Santa Maria do Pará, e de reforma no prédio do Regional e dos locais de Castanhal, Bujaru, e de Magalhães Barata, até o final deste ano.

Texto: Paula Portilho/Ascom Emater