Estado retoma serviços da Policlínica Itinerante em Santa Izabel do Pará
Com capacidade para realizar até 200 atendimentos por dia, a Poli Itinerante também vai atender pessoas com sintomas gripais em mais três municípios
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), retomará nesta quarta-feira (19), no município de Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém, a ação da Policlínica Itinerante, incluindo testagem para Covid-19. Os serviços serão oferecidos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Silvio Nascimento, prosseguindo até quinta-feira (20).
Segundo o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, o objetivo é disponibilizar testagem para a população também fora da Região Metropolitana de Belém, assim como atendimento médico para quem testar positivo para Covid-19. “Queremos avançar na oferta de testes para Covid-19 assim como estamos avançando na vacinação contra a doença no Pará, pois a testagem é importante também como medida preventiva e de controle da pandemia no Estado”, afirmou o titular da Sespa. Quem estiver sentindo sintomas gripais deve procurar a Policlínica Itinerante
Quem estiver sentindo sintomas gripais deve procurar a Policlínica Itinerante 
Ele ressaltou que a ação é voltada a quem está com sintomas leves e moderados de síndrome gripal. “Quem testar negativo para Covid-19 e estiver com síndrome gripal também terá o atendimento médico assegurado para tratar os sintomas. Em ambos os casos, os usuários receberão a prescrição médica adequada para o quadro clínico que estiverem apresentando”, assegurou Rômulo Rodovalho.
Municípios do Nordeste - Com capacidade para realizar até 200 atendimentos por dia, depois de Santa Izabel do Pará a Poli Itinerante seguirá para o município de Santo Antônio do Tauá, nos dias 21 e 22; São Caetano de Odivelas, nos dias 24 e 25, e Vigia de Nazaré, nos dias 26 e 27, todos na região Nordeste.
O serviço funcionará em dois dias, das 8 às 16 h, contando com 16 profissionais, sendo oito em cada turno - três médicos, três enfermeiros e dois técnicos em enfermagem, além de apoio administrativo. Exames serão oferecidos nos serviços previstos pela Policlínica em quatro municípios
Exames serão oferecidos nos serviços previstos pela Policlínica em quatro municípios
Para ser atendida, a pessoa não precisa de encaminhamento: basta levar um documento de identificação oficial e o comprovante de residência para fazer o cadastro. Caso apresente sintomas mais severos da doença, como falta de ar, a recomendação é que busque imediatamente atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos socorros municipais.
Alerta - A diretora executiva da Policlínica Metropolitana, Liliam Gomes, responsável por uma das frentes de atendimento, reforçou que a população deve prevenir e se manter alerta aos sinais da Covid. “A Policlínica Itinerante vai somar esforços para que o cidadão paraense tenha acesso aos serviços de saúde. Portanto, a população deve manter os cuidados com a higiene e com o distanciamento social”, alertou.
Ainda segundo a gestora, “em 2021 estivemos, por meio da Poli Itinerante, em 22 municípios do interior do Pará no atendimento a casos leves e moderados da Covid. Ao todo, realizamos mais de 5 mil atendimentos médicos”.
Serviço: Policlínica Itinerante em Santa Izabel do Pará, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Silvio Nascimento - na Travessa José Amâncio, Centro, s/n. O cronograma dos demais locais será divulgado posteriormente.
Texto: Roberta Vilanova - Ascom/Sespa – com a colaboração de Roberta Paraense – Ascom/Policlínica Metropolitana

 
					 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										