Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À PANDEMIA

Estado retoma serviços da Policlínica Itinerante em Santa Izabel do Pará

Com capacidade para realizar até 200 atendimentos por dia, a Poli Itinerante também vai atender pessoas com sintomas gripais em mais três municípios

Por Roberta Vilanova (SESPA)
18/01/2022 22h20

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), retomará nesta quarta-feira (19), no município de Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém, a ação da Policlínica Itinerante, incluindo testagem para Covid-19. Os serviços serão oferecidos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Silvio Nascimento, prosseguindo até quinta-feira (20).

Segundo o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, o objetivo é disponibilizar testagem para a população também fora da Região Metropolitana de Belém, assim como atendimento médico para quem testar positivo para Covid-19. “Queremos avançar na oferta de testes para Covid-19 assim como estamos avançando na vacinação contra a doença no Pará, pois a testagem é importante também como medida preventiva e de controle da pandemia no Estado”, afirmou o titular da Sespa.Quem estiver sentindo sintomas gripais deve procurar a Policlínica Itinerante

Ele ressaltou que a ação é voltada a quem está com sintomas leves e moderados de síndrome gripal. “Quem testar negativo para Covid-19 e estiver com síndrome gripal também terá o atendimento médico assegurado para tratar os sintomas. Em ambos os casos, os usuários receberão a prescrição médica adequada para o quadro clínico que estiverem apresentando”, assegurou Rômulo Rodovalho.

Municípios do Nordeste - Com capacidade para realizar até 200 atendimentos por dia, depois de Santa Izabel do Pará a Poli Itinerante seguirá para o município de Santo Antônio do Tauá, nos dias 21 e 22; São Caetano de Odivelas, nos dias 24 e 25, e Vigia de Nazaré, nos dias 26 e 27, todos na região Nordeste.

O serviço funcionará em dois dias, das 8 às 16 h, contando com 16 profissionais, sendo oito em cada turno - três médicos, três enfermeiros e dois técnicos em enfermagem, além de apoio administrativo.Exames serão oferecidos nos serviços previstos pela Policlínica em quatro municípios

Para ser atendida, a pessoa não precisa de encaminhamento: basta levar um documento de identificação oficial e o comprovante de residência para fazer o cadastro. Caso apresente sintomas mais severos da doença, como falta de ar, a recomendação é que busque imediatamente atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos socorros municipais.

Alerta - A diretora executiva da Policlínica Metropolitana, Liliam Gomes, responsável por uma das frentes de atendimento, reforçou que a população deve prevenir e se manter alerta aos sinais da Covid. “A Policlínica Itinerante vai somar esforços para que o cidadão paraense tenha acesso aos serviços de saúde. Portanto, a população deve manter os cuidados com a higiene e com o distanciamento social”, alertou.

Ainda segundo a gestora, “em 2021 estivemos, por meio da Poli Itinerante, em 22 municípios do interior do Pará no atendimento a casos leves e moderados da Covid. Ao todo, realizamos mais de 5 mil atendimentos médicos”. 

Serviço: Policlínica Itinerante em Santa Izabel do Pará, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Silvio Nascimento - na Travessa José Amâncio, Centro, s/n. O cronograma dos demais locais será divulgado posteriormente.

Texto: Roberta Vilanova - Ascom/Sespa – com a colaboração de Roberta Paraense – Ascom/Policlínica Metropolitana