Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Usina da Paz Cabanagem, em Belém, oferece cursos de tecnologia

Cursos de Robótica e de Impressão em 3D estão alinhados à a novas tendências de demanda do mercado

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
25/01/2022 16h11

Empolgado e animado, assim estava o estudante do 8° ano do ensino médio, Luiz Sousa, 14 anos, que é um dos participantes do curso de Programação e Robótica, que está sendo oferecido na Usina da Paz Cabanagem, em Belém. A ação iniciou na manhã desta terça-feira (25) por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet). Luiz é morador do bairro há 14 anos, contou que sempre se interessou pelo tema e tinha vontade de saber mais sobre o assunto. 

‘’Eu sempre gostei de robótica e fazia pesquisas na internet sobre essa temática e agora estou tendo a oportunidade de aprender na prática Estou muito feliz porque mesmo sendo a nossa primeira aula, já estou gostando muito do curso. Esse complexo veio para ajudar a nossa comunidade, aqui temos uma chance de criamos e inovarmos’’ concluiu o participante.

Segundo o instrutor de Programação e Robótica, o professor Rainer Castro, durante o curso os alunos vão aprender o que é a robótica, como surgiu e a importância da tecnologia em todas as áreas. Além disso, serão introduzidos diversos componentes eletrônicos que vão compor o robô.

‘’Hoje nós iniciamos essa turma de programação e robótica, que é um curso totalmente multidisciplinar que envolve diversas técnicas profissionais que hoje em dia são emergentes no mercado, no sentido de inovação e tecnologia. E a ideia é justamente trazer isso para a vida profissional, educacional e pessoal desse aluno. O curso terá duração de aproximadamente 1 mês, e ocorre duas vezes por semana. Durante as atividades, os participantes vão adquirir conhecimento tanto de programação e parte de análise de mecanismos desses robôs’’, concluiu o instrutor. 

Emylly dos Santos sempre teve curiosidade pelo assunto abordado no curso ofertado na UsiPazMoradora do bairro da Cabanagem há 11 anos, a estudante Emylly dos Santos, 15 anos, contou que sempre teve curiosidade de fazer um curso de programação e robótica. 

‘’Eu estou achando o curso muito legal. Sempre tive vontade de aprender mais sobre esse assunto, e já nessa primeira aula já estou gostando bastante. Essa ação veio em boa hora, porque aqui na Cabanagem, não tínhamos um complexo assim e agora temos. E o melhor é que fica próximo da minha casa’’, destacou ela. 

Impressão 3D

Além do curso de programação e robótica, que ocorre de terça a sexta, no período da manhã, também está sendo disponibilizado o de modelagem e impressão 3D, que vai iniciar na tarde desta terça-feira (25) que será de terça a sexta, no período da tarde.

 

Sobre a Usina 

A Usina realiza diversas atividades voltadas para o público em geral. São ofertados mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.

‘’Hoje nós estamos iniciando as primeiras turmas dos cursos de Robótica e Impressão 3D e estamos muito felizes, porque pudemos perceber que a população abraçou e acreditou no projeto, já que a procura foi grande. É importante ressaltar que nos próximos dias outros cursos também serão disponibilizados para a população", avaliou a gerente geral da Usina da Paz Cabanagem, Ivanilda Vieira. 

Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além disso, será disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os moradores que vivem próximo à Usina da Paz.

O complexo funciona de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 22h, aos sábados e domingos, das 8h às 18h.