Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXPECTATIVA

Turma de Turismo do Programa Forma Pará em Salinópolis aguarda o início das aulas

Já instituído como Programa de Estado, o 'Forma Pará' é uma oportunidade de acesso ao ensino superior e a novas carreiras profissionais

Por Carol Menezes (SECOM)
10/02/2022 19h40

Por meio do Processo Seletivo Especial 2022-2 (PSE Forma Pará 2022-2), resultado de um convênio celebrado entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), foram ofertadas 15 vagas para o curso de Turismo no município de Salinópolis, na região Nordeste. Atualmente, os alunos estão em fase de matrícula, aguardando com expectativa o início das aulas.

Wagner dos Santos, que já trabalha no mercado turístico, começou os estudos da graduação em Bragança, município da mesma região, e agora pelo “Forma Pará” veio a oportunidade de concluir o curso. "Poder terminar de estudar aqui, na minha cidade, onde eu moro, vai mudar muita coisa. Eu já atuo na área, e muitas das vezes falta o diploma para validar todo o conhecimento que a gente já tem acumulado", explica Wagner.Com suas belas praias oceânicas, Salinas é um dos pontos turísticos mais procurados no Pará

Para ele, "é muito boa essa iniciativa do governo do Estado, porque em outras épocas, para estudar, eu e outros tínhamos que gastar muito, ficar longe da família. Hoje, além de estar perto dos meus parentes e amigos, eu me preparo para servir melhor à cidade em que moro, uma das grandes referências turísticas do Pará, com muito mais a oferecer para além das altas temporadas de julho e fim de ano".

Inclusão - A coordenadora do curso, professora Silvia Helena Ribeiro Cruz, ressalta a importância da iniciativa do “Forma Pará” nessa oferta específica para formação em Turismo na região Nordeste. "É inquestionável a importância desses convênios. Sabemos que a UFPA, desde a década de 1980, atende o interior. Mas com o ‘Forma Pará’ estamos atendendo demandas e atingindo regiões de modo a oportunizar a jovens que não teriam condições de chegar a Belém ou a outros municípios. É um programa principalmente de inclusão social, acadêmica e cultura, de jovens e adultos. Estado que prioriza a educação pensa em um futuro promissor com melhor economia, mais inovação tecnológica, mais ciência e mais dignidade a quem vai entrar no mercado de trabalho", enfatiza a educadora.

O Turismo é responsável por várias fontes de emprego e renda em Salinópolis, por isso a necessidade de qualificar quem trabalha na área. "É um polo turístico, tem beleza natural, tem a questão cultural, e o curso vem potencializar esses elementos enquanto cadeia produtiva, ao ofertar capacitação e formação. Nos últimos dez anos, Salinas recebeu vários investidores da área do Turismo, em especial da hotelaria. Vimos crescer a necessidade de profissionais qualificados, e esse curso no ‘Forma Pará’ atende Salinas e outros municípios da região do Salgado ", destaca Silvia Helena Cruz.

Aos 40 anos, Silvana Cunha está realizando o sonho de ingressar no ensino superior, na nova turma de Turismo da UFPA em Salinas. "A gente mora em uma cidade turística, que precisa de gente qualificada para explorar nossas potencialidades. Essa iniciativa vai mudar totalmente nossa realidade. É muito importante essa parceria do Estado com universidades. Quando vi chegar o curso de Gastronomia aqui eu me animei de fazer o de Turismo, já que aqui uma coisa puxa muito a outra. A gente agradece essa oportunidade, que alcança não só quem mora aqui, mas também os 'filhos' das cidades vizinhas", ressalta a estudante.Aula do curso de Gastronomia oferecido pelo ’Forma Pará’ em Salinópolis

Meta ultrapassada - O Programa Forma Pará é uma ação estadual que visa aumentar a oferta de cursos superiores. Foi criado em 2019, com a meta de ofertar 4 mil vagas até 2022. Entretanto, a demanda das prefeituras fez com que a meta fosse superada com a chamada lançada em 22 de dezembro de 2021, acrescentando mais 1.700 vagas as 3.963 já ofertadas nas três chamadas anteriores. Neste ano, serão 34 turmas em 32 municípios.

No dia 8 de outubro de 2021, por iniciativa do governo do Estado, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a Lei nº 9.324, que transformou o “Forma Pará” em Programa de Estado. Desta forma, a atual gestão garante a continuidade do programa nos próximos governos, que terão de manter o investimento na ampliação do número de vagas de ensino superior em todo o Estado.