Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREENDEDORISMO DIGITAL

Aplicativo "Ver-a-Feira" fortalece a venda on-line de produtos em mercados de Belém

Tecnologia garante maior comodidade aos clientes, fortalece a venda de produtos regionais e fomenta a qualificação de feirantes

Por Giovanna Abreu (SECOM)
24/02/2022 11h00

Mais de 800 feirantes já estão cadastrados no aplicativo "Ver-a-Feira", desenvolvido pelo Governo do Estado, para fomentar o empreendedorismo digital nas feiras e mercados paraenses. Com mais de 17 mil downloads nas principais lojas digitais, o recurso fortalece a venda de produtos regionais típicos da região, traz qualificação aos feirantes e garante mais comodidade aos clientes. 

“Essa iniciativa oferece um novo método de venda para o feirante, fazendo com que ele entre na era digital e, ao mesmo tempo, também proporciona uma nova forma de renda para os entregadores, além de facilitar a vida do consumidor, que passa a contar com a possibilidade de receber os produtos na comodidade da sua casa”, ressalta o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), José Fernando Gomes Júnior. 

Lançado em novembro do ano passado, o projeto é uma iniciativa do Instituto Ver-o-Peso, com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e da Sedeme. O aplicativo segue em funcionamento em cinco feiras de Belém – Ver-o-Peso, Guamá, Feira da 25, Pedreira e Batista Campos – e em breve será expandido para os municípios de Barcarena, Ananindeua e Marituba.

O comerciante Bruno Stephano revende farinha na Feira da 25, no bairro do Marco, e afirma que ganhou novos clientes após o lançamento do aplicativo. “Tem gente que prefere receber os produtos na sua casa. Percebo que o aplicativo tem atraído um público mais idoso e, também, quem não pode se deslocar ou que está evitando sair de casa por conta da pandemia. Estou gostando muito do aplicativo, é bem fácil e bem prático de manusear. Adorei a ideia de fomentar o empreendedorismo, achei bem criativo”, pontua. 

O titular da Sectet, Carlos Maneschy, explica que os feirantes participam de cursos para aumentar as vendas. “O aplicativo é mais uma alternativa de geração de renda e os feirantes participam de uma série de programas de qualificação, que envolvem noções de empreendedorismo, de venda, de marketing, de tratamento do cliente, tudo para ajudar a garantir um maior volume de vendas. A iniciativa gera maior fluxo e todos ganham, feirantes, entregadores e clientes”, diz. 

A ênfase do aplicativo nos meios eletrônicos de comercialização digital e delivery é aprovada pela feirante Susiany Moares, que trabalha com hortifruti na Feira da Pedreira. “O aplicativo está sendo maravilhoso pra nós, feirantes. Além de estar presente na feira com meus produtos, poder vender on-line também é muito bom”, destaca. 

Cadastro

Para participar, os feirantes e entregadores devem realizar um cadastro no site. Após o preenchimento, será feita uma triagem de informações pela equipe responsável, que finalizará o procedimento. O consumidor pode baixar o app "Ver-a-Feira" por lojas de aplicativos para os sistemas operacionais Android e iOS para fazer compras on-line.