Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Governo do Estado investe no ecoturismo paraense

Nesta terça-feira (1º), é celebrado o Dia do Turismo Ecológico

Por Giovanna Abreu (SECOM)
01/03/2022 08h00

Utilizar de forma sustentável o patrimônio natural e cultural do Estado é uma das estratégias desenvolvidas pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) para incentivar o ecoturismo por todo o território paraense, mantendo a floresta em pé. Nesta terça-feira (1º), é celebrado o Dia do Turismo Ecológico.

"Sabemos que o Estado do Pará está 100% localizado dentro da Amazônia, uma das florestas mais conhecidas do mundo, e que desperta a curiosidade de todos os turistas para virem conhecer aqui de perto essa que é uma das Sete Maravilhas da Natureza. Nós temos trabalhado junto com as unidades de conservação do Estado para que as comunidades que as habitam possam ser protagonistas nesse movimento de turismo sustentável e ecoturismo para apresentar ao turista nossa floresta a partir dos seus conhecimentos ancestrais, posto que eles têm muito a mostrar e nos ensinar. Nossa principal potencialidade está na floresta e nessas comunidades que a preservam há muitas gerações", ressalta André Dias, secretário de Turismo do Pará. 

Entre as ações para promover o ecoturismo do Estado, destacam-se a estruturação de produtos e turismo em unidades de conservação, das trilhas de longo curso, da pesca esportiva, das praias, do programa Bandeira Azul (selo que premia praias de turismo), além da realização de qualificações para condutores de trilhas, caminhadas e observação de pássaros em todo o território estadual.

Hilva Liar participou, em 2021, do curso de Condutor de Trilhas e Caminhadas na Serra das Andorinhas, desenvolvido pelo Ideflor-bio e Setur, em São Geraldo do Araguaia. Técnicas de condução e atendimento pré-hospitalar foram apresentadas em aulas teóricas e práticas, que, segundo a aluna, foram muito ricas de conhecimento.

“A experiência foi maravilhosa, toda a turma ficou encantada e motivada a seguir o foco do ecoturismo. Essa iniciativa do governo é muito importante para nós, porque o nosso potencial turístico é muito forte e nós não temos o preparo necessário. Então, faz com que a gente veja o potencial que temos para desenvolver, que pode nos gerar renda e ainda levamos nossas riquezas e belezas a pessoas distantes que gostam e que têm a consciência da necessidade da preservação. Isso favorece muito a comunidade local”, pontua. Os municípios de Marituba (Região Metropolitana de Belém) e Barcarena, no nordeste paraense, também foram contemplados, em 2021, com o curso

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

O Estado do Pará concentra cerca de 49% das atrações naturais da Amazônia, representados pelos rios, florestas, fauna e flora e possui cerca de 65% do seu território em áreas de conservação e comunidades tradicionais. São 27 unidades de conservação, locais onde é possível contemplar a natureza plena, de forma organizada e responsável. 

“A condução em passeios e visitas dentro de uma floresta, guiada com responsabilidade, pode refletir de forma transformadora no visitante. Focamos na conservação e na preservação dos espaços, buscando qualificar e beneficiar de várias formas as comunidades que moram nas unidades ou no entorno e proporcionar a melhor experiência possível ao visitante”, afirma Socorro Almeida, diretora de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação do Ideflor-bio. 

A diretora destaca que a Unidade de Conservação de Proteção Integral Parque das Serras das Andorinhas, com suas cachoeiras, registros rupestres e atrativos históricos, será a próxima unidade a receber investimentos gerados por meio de compensação ambiental na forma de melhoria da estrutura deste atrativo turístico, como foram realizados no Parque Estadual do Utinga e Parque Monte Alegre.