Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO INFANTIL

Em Marabá, Estado autoriza construção da 33ª unidade do 'Creches Por Todo o Pará'

A unidade vai oferecer vagas para crianças de 0 a 5 anos, garantindo o ensino às crianças e tranquilidade aos pais que precisam trabalhar

Por Ronan Frias (DETRAN)
11/03/2022 22h02

O governador Helder Barbalho assinou nesta sexta-feira(11) a Ordem de Serviço para o início imediato da construção da estrutura que beneficiará, anualmente, cerca de 200 crianças, de 0 a 5 anos, no município de Marabá, na região Sudeste. O imóvel será a primeira unidade do Programa “Creches Por Todo o Pará” no município, com um investimento previsto de R$ 3.160.000,00. O programa tem a meta de zerar o déficit de vagas na educação infantil.

O governador disse que a gestão estadual prossegue a política de valorização da educação. “Nós estamos construindo 149 creches, simultaneamente, nos 144 municípios do Estado. Quando todas essas creches estiverem prontas, nós vamos entregar 30 mil novas vagas, e não teremos mais déficit de vagas de ensino infantil. Vai ter vaga para todas as crianças de até 5 anos, graças à parceria do Estado com os municípios”, destacou Helder Barbalho.Governador Helder Barbalho após a autorização da construção de unidade do 'Creches Por Todo o Pará'

A Ordem de Serviço garante a construção da 33ª creche do programa, que funcionará em regime de colaboração entre o Estado e os municípios. Cada unidade terá 10 salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca.

Tranquilidade - A moradora Joselita Pereira Miranda aprovou o anúncio da construção da creche. Com dois filhos, o mais novo um bebê de 8 meses, a dona de casa contou que a iniciativa vai ajudar muitas famílias. “É uma obra importante para nossa comunidade. As mães que saem para trabalhar vão ficar com o coração tranquilo, porque vão ter alguém responsável cuidando dos filhos pra gente trabalhar. Eu fico com coração mais aliviado”, afirmou Joselita Miranda.

O “Creches Por Todo o Pará”, coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), é uma iniciativa inédita, criada para beneficiar cerca de 30 mil famílias. O programa vai permitir que mães deixem seus filhos em segurança e ocupem espaço no mercado de trabalho. Mais de R$ 400 milhões serão investidos no programa. No total, 149 creches serão construídas em todo o Estado. Nas cidades com maior índice populacional, serão erguidas duas estruturas, totalizando 149 unidades.