Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRABALHO, EMPREGO E RENDA

Seaster promove encontro para discutir pacto nacional para alimentação saudável

Por Camila Santos (SEASTER)
15/03/2022 18h02

Na manhã desta terça-feira (15), a Secretaria Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, por meio da Diretoria de Segurança alimentar e nutricional, realizou um evento de capacitação e divulgação do pacto nacional para alimentação saudável, ação dirigida pelo Ministério da Cidadania. O encontro é parte da agenda de oficinas territoriais de segurança alimentar e nutricional, que estão em execução em todo o Estado, organizadas pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar, o SISAN.

O encontro, destinado a gestores municipais, técnicos e conselheiros, aconteceu no auditório da Escola de Governança Pública do Pará, contou com a presença do titular da Seaster, Inocencio Gasparim, da diretora de Segurança Alimentar e Nutricional, Nazaré Costa, do secretário de Agricultura de Castanhal, Gabriel Titan, e do representante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Charles Cardoso.

"Discutir a politica de segurança alimentar e nutricional em nosso Estado tem sido um dos maiores desafios da nossa gestão. Encontros como esse são fundamentais para todos nós possamos entender o nosso papel de incentivador e propagador de informações nos municípios, em especial aqueles mais distantes, onde a agricultura familiar é tão presente. Parabenizo a iniciativa e me coloco à disposição sempre", destacou Gasparim.

O pacto nacional é um chamado aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para que tenham engajamento e firmem compromissos referentes à produção de alimentos saudáveis, à ampliação do acesso regular e permanente a alimentos saudáveis e sustentáveis, e ao estímulo ao consumo de alimentos in natura e minimamente processados, no contexto de consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

Pela parte da tarde, o encontro contou com mini palestras que fomentaram o repasse de informações em relação ao pacto nacional e seus desdobramentos. Participaram deste momento representantes do Conselho Regional de Nutrição, Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional, da Funpapa (Fundação Papa João XXIII), e técnicos da Seaster.