Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO E ECONOMIA

Festival Tempero de Origem chega à 3ª Edição no Parque da Residência

A nova programação será neste sábado (26) e domingo (27), das 10h às 21h, com atrações gastronômicas de várias regiões

Por Governo do Pará (SECOM)
21/03/2022 12h31

O Parque da Residência, em Belém, recebe nos dias 26 e 27 de março a 3ª Edição do Festival “Tempero de Origem”. A programação acontecerá sempre das 10h às 21h, com atrações gastronômicas e a presença de conceituados chefs, em aulas de cozinha-show, palestras, e, ainda, artistas e a produção alimentar do empreendedorismo loca. O evento é uma realização do Governo do Pará com órgãos parceiros.

A iniciativa fomenta o turismo, os negócios, à cultura e à sustentabilidade. Esta edição terá produtos das regiões do Marajó, Bragança, Santarém, Abaetetuba, São João de Pirabas, Ilha do Combu e Tomé-Açu, em exposições e comercializações. 

“Belém é Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. E os relatórios de Inteligência de Mercado que nós temos apontam Belém como uma tendência para o turismo em 2022 por conta da sua gastronomia. Então é importante que nós tenhamos frequência de festivais como este, para que o turista que esteja na cidade possa de uma maneira mais sintética ter contato com a gastronomia da capital e do interior do estado. Que esse visitante possa conhecer a criatividade, das nossas formas de utilizar os ingredientes tradicionais, o fomento a inovações da culinária paraense, reunindo fornecedores, produtores e restaurantes de um destino de referência", explica o secretário de Turismo do Pará, André Dias.

Ao todo, 16 produtores locais, articulados pelo Sebrae, vão expor diversos produtos de origem amazônica, como queijos, licores, doces, sucos, farinhas, chocolates, geleias, dentre outros. Além disso, 10 restaurantes selecionados pela Abrasel também participam do Festival com pratos desenvolvidos exclusivamente para o evento, usando ingredientes locais.

“É muito forte a presença de pequenos negócios no segmento da gastronomia, que é formado por empreendedores que precisam de apoio para a sua capacitação técnica e de seus funcionários e para a gestão dos negócios, sim, mas também de oportunidades de abertura de mercado. Por isso, o Tempero de Origem tem se consolidado como uma estratégia importante para a divulgação e a comercialização de produtos e serviços dessa cadeia produtiva”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

O Sebrae também vai levar para o Parque da Residência sua unidade móvel, que vai realizar serviços itinerantes, como abertura, alteração e fechamento de empresa na categoria Microempreendedor Individual (MEI), além de orientações sobre gestão de negócios e outros temas de empreendedorismo, com o objetivo de levar orientação para um maior número de empreendedores no estado, bem como para quem quer abrir um pequeno negócio. São duas Unidades, que percorrem os municípios paraenses. A primeira começou a rodar em 2020. Em 2021, foi criada mais uma unidade. Ano passado, foram realizados mais de 3 mil atendimentos.

“Nosso objetivo, enquanto Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no evento é fomentar a realização de negócios, incentivar a produção e contribuir com as atividades dos produtores paraenses. Por isso, ampliamos a nossa participação nesta edição, trazendo uma área inteiramente dedicada a produtos que já possuem ou que têm potencial para obter o reconhecimento de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas, algo fundamental para que os produtos de origem paraense sejam mais prestigiados e valorizados em diversos mercados. É pensando nisso que estamos patrocinando a vinda de produtores de diversas regiões do Estado", disse José Fernando Gomes Júnior, titular da Sedeme.

Um espaço será exclusivamente dedicado a produtos de origem paraense, que já contam ou que estão no processo de obtenção do reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) e Marcas Coletivas (MC), concedidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Atualmente, no Pará, quatro produtos já contam com o reconhecimento de IG. São eles: Cacau de Tomé-Açu, Queijo do Marajó, Farinha de Bragança e o Guaraná da Terra Indígena Andirá-Marau, que inclui parte do território do município de Itaituba. Em se tratando de Marcas Coletivas, a primeira do Estado registrada no INPI é a de produtores da Cuia de Aritapera, da região de Santarém. No total, 14 municípios paraenses são beneficiados, atualmente, pela proteção garantida pela Lei de Propriedade Industrial.

A Sedeme também vai promover a presença de produtores de itens com potencial para a obtenção de IG’s e MC’s, como os Brinquedos de Miriti de Abaetetuba, Cerâmicas Marajoara, Tapajônica e de Icoaraci, Mel de Pirabas, além do Chocolate da Ilha do Combu e do grupo de comercialização coletiva Sabor do Cacau, formado por bombonzeiras que trabalham com chocolates de origem paraense.

A programação também conta com palestras e aulas de Cozinha Show com a participação de chefs de todo o Pará. Uma dinâmica de preparação de receitas e interação com o público, que comparecer ao Teatro Estação Gasômetro. As atrações artísticas confirmadas são a Cia de Teatro Luzes com o espetáculo A Lenda da Espada de Prata, samba com Ruth Costa, Felix Robatto, contação de histórias com Adriana Cruz e ainda shows com João da Hora e Lucinha Bastos.

“Tempero é coisa que realça o sabor, que tem perfume e história. E é esse conceito que o Festival ‘Tempero de Origem’ vem consolidando, ao chegar na sua 3ª edição. Unimos uma cozinha que representa nossa cultura e identidade com uma programação que vai das cênicas à música. O formato agradou o público - que só aumenta a cada edição - além de funcionar como um importante vetor de articulação de novos negócios e parcerias para os empreendedores do setor gastronômico. Estamos refinando o modelo pra replicá-lo em outras cidades do Pará onde a cultura alimentar também tenha papel relevante na manutenção dos fazeres e tradições e na geração de emprego e renda, fortalecendo o empreendedorismo neste segmento em que o Pará já alcançou um destaque internacional”, afirma a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

PARCERIAS

A Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV) marca presença no evento com a organização das agências de receptivo, apresentação de vídeos regionais, a vendas de pacotes turísticos regionais com qualidade de serviço e uso de QrCode para facilitar as informações e a comercialização.

Já o Ideflor-Bio fará apresentação de vídeo institucional dos projetos e programas de atuação do instituto, tal como o Conecta Parque, Revis, Parque Estadual do Utinga, entre outros, além da exposição de mudas e abordagens ao público presente sobre práticas de produção, manejo e utilização. Uma equipe do Hemopa estará presente no local para a campanha de registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea em estande de orientação dos critérios para a doação de sangue e também de medula óssea.

E ainda, o Igeprev participa com o caminhão do projeto Igeprev Itinerante oferecendo serviços e informações sobre direitos previdenciários aos participantes do 3º Festival Tempero de Origem. A Unidade Móvel vai possibilitar consultas a processos, emissão de contracheques, comunicação de óbito, denúncias, requerimentos, revisão e simulação de benefício previdenciário, requerimento de pensão por morte, declaração de tempo utilizado para aposentadoria, reversão ao serviço ativo, requerimento de auxílio funeral, isenção de imposto de renda, salário família, liberação de crédito, regularização cadastral e cadastro de conta corrente, retificação de DIRF e cédula C, ficha financeira, emissão de certidão de tempo de contribuição, histórico de contribuição, regularização funcional, declaração de tempo de contribuição, entre outros serviços.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL

SÁBADO (26)

10h às 11h – Cia de Teatro Luzes com o espetáculo A Lenda da Espada de Prata

12h às 14h – Samba com Ruth Costa

12h30 às 13h20 aula show com a chef Andréa Pinto “Cupcake sem glúten e sem lactose”            

13h20 às 14h10 aula show com a chef Kenny Nogueira “Filhote no bisque de camarão e pé de moleque de tapioca”                                                             

14h10 às 15h aula show com a chef Vanja Rodrigues “Mini hamburger Sol do Marajó”

15h às 15h50 aula show com a chef Esther Weyl “Filé com manteiga de cachaça de jambu e macaxeira rosti”

16h às 16h20 palestra técnica com presidente da Codem, Lélio Costa “Selo Unesco/ Belém, Cidade Criativa da Gastronomia”                                  

16h20 às 17h10 aula show com a chef Giselle Arouck “Rolinho de mapará com chicória e redução de tucupi”                                                   

17h10 às 18h20 palestra técnica a coordenadora do Fórum de Indicação Geográfica do Pará, Karine Sarraf “Marcas Coletivas”

18h20 às 19h10 aula show com a chef Juliana Dias “Mujica Amazônica”

19h às 21h – Felix Robatto

DOMINGO (27)

10h às 11h – Contação de História com Adriana Cruz

12h às 14h – Show de João da Hora

12h30 às 13h20 aula show com a chef Monik de Albuquerque  “Biscoitos decorados sem glúten e lactose"

13h20 às 14h10 aula show com a chef Odete Macedo “Bolinho de piracuí com maionese de açaí”

14h às 14h50 aula show com a chef e dra. Luciana Ferreira “Páscoa raiz: ovo de Páscoa regional”

14h50 às 15h40 aula show com a chef Barbara Brelaz “Cookies amanteigados de chocolate e amêndoas”

15H40 às 16h palestra com a dra. Brenda Brito “O tucupi e suas propriedades”                

16h às 16h50 aula show com Antônio Cumaru “Camarão no creme de pupunha e queijo do Marajó”           

16h50 às 17h10 palestra com a professora Marcia Soutello “A versatilidade do mundo do chá e café”         

17h10 às 18h aula show com o  chef Rubão “Pirarucu do frito do Rubão”

18h às 18h20 palestra com a chef Raul Moreira “Cozinha de fusão amazônica”                 

18h20 às 19h10 aula show com o chef Edvaldo Caribé “Pancetta suína à pururuca, glaceada no arubé e tucupi negro”

19h às 21h – Show de Lucinha Bastos

*Israel Pegado (Ascom Setur)