Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E LAZER

Secult comemora o Dia Mundial do Teatro com espetáculos infantis

A programação gratuita será das 10h às 11h, no anfiteatro do Parque da Residência e nas Usinas da Paz, entre outros locais

Por Iego Rocha (SECULT)
22/03/2022 13h30

A história do teatro se confunde com a própria trajetória da humanidade. Não se sabe ao certo onde surgiu o costume de recontar fatos da vida cotidiana com recursos da comédia, drama, farsa, entre outros, mas essa forma de expressão se popularizou na Grécia Antiga. Para celebrar a arte milenar, no próximo domingo (27), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza um circuito de espetáculos infantis em comemoração ao Dia Mundial do Teatro, data criada pelo Instituto Internacional do Teatro, em 1961. 

A programação é inteiramente gratuita e acontecerá das 10h às 11h, no Anfiteatro do Parque da Residência; Estação Cultural de Icoaraci; UsiPaz Cabanagem; UsiPaz Icuí-Guajará; UsiPaz Nova União, em Marituba; e no Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari; e das 17h às 18h, no Parque Urbano Belém Porto Futuro.

O Anfiteatro do Parque da Residência vai receber o espetáculo “A matinta desencantada”. Baseada no livro “As viagens de Zé Mururé”, de Adriana Cruz e organização de Cincinato Jr., a apresentação intercala ações cênicas, música e a leitura do próprio livro, brincando com as emoções trazidas pelas antigas histórias contadas pelas famílias amazônidas.

Na Estação Cultural de Icoaraci, quem participa é o grupo Girândola de Contadores, que apresenta “Contando e cantando histórias”, narrativas retiradas dos discos coloridos de antigamente e transmitidas pela oralidade, com magia e muita imaginação.

Os moradores do bairro da Cabanagem poderão prestigiar na UsiPaz, o talento do grupo Camapu, que interpreta o espetáculo de marionetes “O jardim de Alice”, revisitando memórias guardadas em nossas bagagens emocionais, como brincadeiras e fantasias de infância. 

Na UsiPaz do Icuí, o espetáculo “Um olhar para o amanhã”, da Ribalta Companhia de Dança, promete encantar o púbico adulto e infantil, e busca conscientizar sobre a importância de se preservar os bens naturais por meio da arte. Já em Marituba, a UsiPaz recebe o grupo “Sorteio de contos”, que vai sortear duas ou três de cinco cartas, cada uma contendo uma história diferente para contar.

O circuito de teatro infantil da Secult segue até o arquipélago marajoara, com o espetáculo “Cada qual no seu barril”, do grupo Notáveis Clows, que se apresenta no Museu do Marajó. Livre adaptação da obra “Dois Idiotas Sentados Cada Qual no Seu Barril”, conta a histórias dos tolos palhaços Toli Tolá (João Guilherme Ribeiro) e Pieriereca (Artur Neves) que, sentados em seu respectivo barril de pólvora, ficam arranjando motivos para implicar um com o outro. 

No final da tarde de domingo, o público poderá apreciar o grupo Cajun, com “Escola para passarinhos”, no Parque Urbano Porto Futuro, das 17h às 18h. Criado a partir do livro “Meu pai sabe voar”, de Daniela Pinotti e Marcelo Maluf, o solo traz o ator Cleber Cajun contando a história do menino Júlio e seu pai e a forte amizade entre eles.

De acordo com o diretor de Teatro da Secult, Adriano Barroso, a programação se diferencia dos anos passados, quando a data era destinada à mostra Nilza Maria. “Desde o início desta gestão fazemos questão de grifar o dia mundial do teatro com ações que possibilitem ao artista aproximar-se ainda mais de seu público, fomentando a produção e o pensamento crítico da linguagem. Este ano, estamos atendendo um anseio antigo da categoria, levando os espetáculos para onde o povo está, que são os bairros mais afastados do centro, como uma ação afirmativa e de formação de novas plateias”, frisou.

“O teatro, desde seu nascimento como expressão artística, tem operado como uma importante ferramenta de interação, de aprendizagem, de discussão dos dilemas humanos e das dinâmicas sociais. Nosso compromisso com a cena teatral e com o público se renova a cada ano, ampliando as ações de fomento em nossos editais e fortalecendo o calendário cultural alusivo a essa produção cênica”, pontuou a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

Serviço:
Programação infantil - Dia Mundial do Teatro
Data: 27/03
Horário e locais: 
10h: Anfiteatro do Parque da Residência; Estação Cultural de Icoaraci; UsiPaz da Cabanagem; UsiPaz do Icuí; UsiPaz de Marituba; e Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari
17h: Parque Urbano Belém Porto Futuro
Entrada franca

*Texto de Thaís Siqueira / Ascom Secult