Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO DA AGRICULTURA

Estado repassa 800 equipamentos e cria diretoria para atender feirantes

Foram contemplados os trabalhadores das feiras de São Brás, Santa Luzia, Batista Campos e do Açaí, na manhã desta quarta

Por Governo do Pará (SECOM)
23/03/2022 13h43

A alegria da feirante, Annamaria Loureiro da Silva, ao receber equipamentos na Feira de Santa LuziaResultado de um investimento no valor de aproximadamente R$ 368 mil, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), 195 trabalhadores das feiras de São Brás, Santa Luzia, Batista Campos e do Açaí receberam na manhã desta quarta-feira (23), 800 equipamentos para as atividades profissionais diárias.

O repasse ocorreu durante a programação realizada na Feira de São Brás e que teve a presença de secretários estaduais, parlamentares das esferas municipal e estadual, representantes da Prefeitura de Belém, além de diversos segmentos de trabalhadores.

Trabalhadores das Feiras de São Brás, Santa Luzia, Batista Campos e do Açaí receberam 800 equipamentosA vendedora Maria de Nazaré Oliveira foi uma das contempladas com os utensílios e freezer. Há mais de 10 anos ela trabalha com a venda de lanches em São Brás. Agora, segundo ressalta, as vendas tendem a melhorar, pois ela disse que estava com dificuldades para adquirir os equipamentos de trabalho.

“A gente está sendo grata por estar recebendo esses equipamentos, pois serão muito úteis no nosso dia a dia. Às vezes a gente se encontra impossibilitado de renovar nossos equipamentos, principalmente como freezer, foi uma iniciativa muito boa para nós que estamos sendo beneficiados”, frisou a feirante.

A feirante da Feira do Açaí, Perpétua Vasconcelos, comemorou os utensílios ganhos do Governo do Pará Para ter acesso ao equipamento repassado pela Sedap,  a trabalhadora foi cadastrada pelo Instituto Ver-o-Peso que em parceria com a Prefeitura de Belém fica responsável em fazer o levantamento dos trabalhadores que se encaixam nos critérios necessários.

O secretário adjunto da Sedap, Lucas Vieira, que representou o secretário Giovanni Queiroz, disse que através do Projeto “Governo Presente. Feira Decente”, o governo estadual já conseguiu beneficiar trabalhadores também das feiras do Ver-o-Peso, Guamá, 25 de Setembro e Pedreira. Só na programação realizada em São Brás, como ressaltou, foram entregues aproximadamente 800 equipamentos.

Feirante de São Brás, Idenilda Rodrigues, era só alegria com a entrega dos fogões industriais e freezers“Quase 200 feirantes de quatro feiras contempladas fruto de uma demanda da categoria. O Governo do Estado está atento e presente à demanda dessa categoria que a gente sabe que é tão importante para o nosso Estado”, ressaltou. O secretário enumerou que os equipamentos  facilitarão aos feirantes que obtenham melhorias na comercialização dos seus produtos.

Valorização - Durante o seu pronunciamento, o titular  da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme)  José Fernando Júnior, informou aos presentes que o Governo do Estado já enviou para a apreciação da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), o Projeto de Lei criando na secretaria uma Diretoria de Feiras. A previsão é que o projeto seja votado na próxima terça-feira (23). “O governo estadual valoriza esses trabalhadores e as feiras de todo o Estado e o governador Helder Barbalho me pediu para anunciar a criação de uma diretoria que vai cuidar especificamente das ações voltadas para esta importante categoria”, frisou o secretário.

A trabalhadora da Feira de Batista Campos, Maria do Socorro Siqueira, também comemorou os equipamentosO anúncio foi bem recebido pelos feirantes presentes à programação. O coordenador do Instituto Vero-Peso, Manoel Rendeiro, mais conhecido como Didi, observou que assim como a entrega dos equipamentos, a criação de uma diretoria específica dentro da Sedeme é mais uma demonstração do quanto o Governo do Estado valoriza os feirantes e seus locais de trabalho.

A medida agradou, também, a feirante Rosimeire Pinto Aragão. Ela é vendedora de comidas típicas e foi contemplada com panelas e freezer. Ela ressaltou que os equipamentos irão ajudar na melhoria das vendas e também o avanço que representa a instalação de um setor específico dentro do Governo do Estado voltado para a categoria.  A feirante, como diversos trabalhadores de Belém, teve as vendas afetadas pela pandemia da Covid-19 e por isso o repasse feito pelo Governo do Estado chegou em boa hora. “Com certeza as coisas irão melhorar para nós; só temos a agradecer pelo que está sendo feito pelos profissionais das feiras”, ressaltou.

A trabalhadora, Maria Jocélia da Silva Nascimento, foi beneficiada com a linha de microcrédito do Banpará Na solenidade também houve o repasse simbólico para feirantes beneficiários da linha de microcrédito “Banpará Comunidade” pela presidente da instituição, Ruth Pimentel Méllo.

Equipamentos - Os equipamentos entregues na programação foram f132 balanças digitais, 43 fogões industriais de quatro bocas, sete fogões industriais de duas bocas, 78 freezers do tipo horizontal, seis balcões frigoríficos para açougue, 39 caçarolas em alumínio 22 litros, 39 caçarolas em alumínio de 20 litros,  39 panelas de  em alumínio de 10 litros, 19 estufas em inox e vidro para alimentos, 10 refresqueiras dupla em aço inox, 261 caixa plástica hortifruti agrícola, 30 facas em aço inox, 30 chairas em aço inox, 24 conchas para cereais e 39 escorredores de alimentos em alumínio.

*Texto de Rose Barbosa (Ascom Sedap)