Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

Fórum de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Pará participa de festival gastronômico

Por Governo do Pará (SECOM)
23/03/2022 17h39

O queijo do Marajó e a farinha de Bragança, produtos que recebem apoio do Fórum Técnico de Indicações Geográficas e das Marcas Coletivas do Estado do Pará serão apresentados mais vez, durante o Festival Gastronômico "Tempero de Origem", que ocorre no próximo sábado (26) e no domingo (27), no Parque da Residência, em Belém.  

Os representantes do Fórum também participarão da programação técnica, ministrando palestra sobre Marcas Coletivas, além de um estande onde irão divulgar as ações de apoio e promoção que são realizadas. “Na nossa área expositiva, iremos mostrar a importância das cadeias transversais, especialmente do turismo com a Rota da Imigração Japonesa de Tomé-Açu, ligada ao cacau; e a Rota do Queijo, em Soure, ligada ao queijo do Marajó”, explicou a médica veterinária da Emater, Karine Sarraf, que coordena o Fórum.  

Criado em 2016, por meio de portaria da Secretaria de Estado de Turismo, o Fórum tem como objetivos fortalecer as indicações geográficas e marcas coletivas e cooperar para que elas se tornem uma estratégia de valorização de produtos e serviços do Pará. 

Segundo Karine Sarraf, a Emater, como entidade coordenadora do Fórum Técnico de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Estado do Pará, buscará mostrar o trabalho do Fórum Técnico e sua relevância para os produtos e produtores paraenses, no espaço intitulado: "Origem, o tempero que faz a diferença: saiba mais sobre Indicações Geográficas e Marcas Coletivas".  

O Festival Gastronômico Tempero de Origem é promovido pelo Governo do Pará, através da Setur, e órgãos parceiros. O horário da programação é das 10h às 21h.  

O Fórum Técnico de Indicações Geográficas e das Marcas Coletivas do Estado do Pará é formado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-PA), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Mineração (Sedeme), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e a Agência de Defesa Agropecuária  do Estado do Pará (Adepará) entre outras 35 instituições –

Texto: Paula Portilho (Emater)