Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Segup deflagra operação 'Parauaú' em municípios do Marajó (8ª RISP)

A ação integrada entra na segunda fase, após o levantamento das situações e alinhamento estratégico das forças de segurança

Por Roberta Meireles (SEGUP)
24/03/2022 15h37

Integrando as forças de segurança e objetivando a redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) em municípios da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp - Marajó Ocidental), a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) lançou a operação "Parauaú" no município marajoara de Breves.

A ação integrada é um desdobramento do projeto "Segurança Por Todo o Pará", coordenado pela Segup e, que, atualmente está na segunda fase, que consiste na operacionalização do plano tático operacional. Na última semana, em uma reunião operacional com gestores locais e representantes da Segup foram destacados os principais pontos e o alinhamento estratégico.

Após o lançamento, ocorrido em frente ao Comando de Policiamento Regional XII (CPR XII), em Breves, a operação deve percorrer os dez municípios da Região Integrada com ações envolvendo cumprimento de mandados de prisão, combate a crimes de roubo e furto de veículos, fiscalização de vias e reforço do policiamento nos municípios.

A operação vai intensificar ações preventivas e repressivas dos órgãos do Sistema de Segurança Pública em áreas de grande fluxo de pessoas e veículos, aumentando a capacidade operacional e a qualidade dos serviços prestados à sociedade, garantindo assim maior segurança e o bem-estar do cidadão. 

As ações foram direcionadas pelo Comitê integrado de Segurança Pública e Defesa Social (Cispeds) da 8ª RISP, com apoio da Segup. Segundo o coordenador do Núcleo de Planejamento Operacional da Segup, Tenente-coronel Castro Alves, todo apoio operacional é ofertado pela Secretaria de Segurança Pública para que as operações obtenham êxito.

“Estamos em uma região que se divide entre área urbana, rural e fluvial. Então faz necessário o emprego de uma estrutura adequada que será deslocada da capital como efetivo, equipamentos e veículos próprios. Iniciamos hoje aqui em Breves e devemos percorrer outros municípios da região, realizando fiscalização do trânsito e outras modalidades visando a prevenção. É uma ação ostensiva que visa proporcionar mais segurança à população”, destacou.

OPERAÇÃO PARAUAÚ

A operação deflagrada deverá cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão, coibir o tráfico de drogas, combater a clonagem de veículos, fiscalização de vias, fiscalização de bares e similares, combater a poluição sonora e reforçar o policiamento dos municípios que fazem parte da 8ª RISP. Deve ser observado ainda, a fiscalização e o cumprimento do Decreto Estadual 2044 que estabelece a Política Pública de Incentivo à Vacinação contra Covid-19.

O presidente do Cispeds Marajó Ocidental e titular do Comando de Policiamento Regional de Breves, coronel Helderley Oliveira, destaca as ações que foram afinadas em reunião operacional. “Conforme estabelecido, após o levantamento de análise criminal, devemos agir em alguns pontos onde os índices criminais estavam acentuados. Nós vamos verificar essa área ribeirinha também desses municípios que compõe aqui o Marajó Ocidental. Faremos todas as ações com o intuito de garantir a sensibilidade de segurança para a população na região”, pontua.

Com uma dinâmica extensa, vista a grande malha hidroviária, as equipes devem fazer diligências e a integração será primordial, destaca o Superintendente do Marajó Ocidental da Polícia Civil, delegado Paulo Junqueira. 

“Todos os órgãos estão concatenados no intuito da segurança, voltados para essa operação. A atividade no Marajó exige um trabalho dinâmico por parte das equipes, visto a extensão do território. Por isso é importante toda essa integração por parte dos órgãos para que possamos realmente abraçar toda a população, não só na área urbana, mas também a população rural”, afirma.

Participam da ação as polícias Militar e Civil, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), Polícia Científica, Departamento de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Grupamento Fluvial (GFlu), agência municipal de trânsito e Guarda Municipal.

SEGURANÇA POR TODO O PARÁ - Descentralizando a gestão, o Programa “Segurança Por Todo o Pará” visa levar representantes da segurança pública estadual às sedes das Risps para identificar as principais demandas da região. No ano passado, o programa percorreu 13 das 15 Regiões Integradas para debater as demandas. A segunda fase foi iniciada em fevereiro deste ano.

*Texto de André Macedo (Ascom Segup)