Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTO

Obras de ampliação do sistema de água de Castanhal avançam em mais de 70%

Primeira parte dos serviços executados beneficiou 35 mil moradores do município com água de qualidade

Por Luciano Cuns (SECOM)
28/03/2022 10h44

Os trabalhos seguem nos setores Jaderlândia, Santa Catarina, Estrela, Cohab, entre outrosAs obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Castanhal, nordeste do estado, alcançaram 72,88% de conclusão do projeto. As atividades estão em andamento nos setores Jaderlândia, Santa Catarina, Estrela, Cohab, Comandante Assis, Usina, Caiçara e Imperador. O investimento do Governo do Estado é de R$ 105 milhões para que a execução desses serviços possa beneficiar mais de 65 mil moradores quando estiver concluída.

No final de janeiro, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) entregou o primeiro dos cinco setores que compõem a obra de Castanhal, o sistema Jaderlândia. Foram 14 anos de espera, já que o projeto do setor é de 2008, mas não avançou nas gestões passadas. O empreendimento foi retomado em 2019 por determinação do governador do Estado, Helder Barbalho. Essa primeira parte da obra beneficiou 35 mil moradores do município com água de qualidade.

A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) tem reservatórios com capacidade para 500 mil litros de água Entraram em funcionamento dois poços profundos, com capacidade de produzir 167 litros de água por segundo; uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade de tratar 240 litros de água por segundo; reservatórios com capacidade para reservar 500 mil litros de água. Além da implantação de 24 quilômetros de redes novas de água e 1.525 novos hidrômetros em residências. O sistema está automatizado para melhorar a operação do abastecimento de água. E as obras no município não pararam. 

“No setor Santa Catarina, já foi concluída a obra adutora de água tratada. Na rede de água do setor Jardim Modelo, 11.636 metros foram implantados, além disso, também foram executadas as ligações domiciliares em 345 unidades. As obras também estão avançando no setor Estrela, com a conclusão da construção de muro e edificações, além de adutoras internas que foram assentadas”, pontuou Armando Machado, engenheiro da Companhia.

As frentes de trabalho avançam em CastanhalOutros benefícios são visíveis com o andamento do trabalho. Um exemplo disso é o setor Cohab, em que foram construídos muros, casa do operador, depósito de produtos químicos, cabine de medição e reservatório apoiado. Além das adutoras internas e hidromecânico do elevatório, que já estão assentados, a Estação de Tratamento de Água está em fase final, com a montagem concluída.

O setor Usina é outro que apresenta sinais de evolução da obra, com a construção do muro, subestação abrigada, casa do operador e o reservatório apoiado também concluídos.

Mais de nove bairros serão atendidos com as obras, entre eles: Jaderlândia, Santa Catarina, Estrela, Fonte Boa, Saudade I, Centro, Nova Olinda, Ianetama e Caiçara. Além das cinco estações de tratamento de água, serão instalados 138 quilômetros de redes e 13 mil ligações residenciais.

Veja os bairros e conjuntos que serão atendidos em cada setor de abastecimento: 
Setor Jaderlândia: Conjuntos Jaderlândia, Jardim Tropical, Bom Jesus, Rouxinol e Olho D’água; 
Setor Santa Catarina: Bairro Santa Catarina e Conjunto Jardim Modelo; 
Setor Estrela: Bairros Estrela, Fonte Boa e Ana Júlia; 
Setor Usina - Comandante Assis: Bairros Centro, Estrela, Nova Olinda e Santa Helena; 
Setor Cohab: Bairro Saudade 1; 
Setor Imperador: Bairros Caiçara e Ianetama.