Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVIDÊNCIA

Igeprev prorroga o censo previdenciário até 30 de julho e libera pagamentos

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
29/03/2022 20h00

Após um grande número de beneficiários não ter realizado o censo previdenciário, o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) anunciou, nesta terça-feira (29), a ampliação do prazo para a realização do censo previdenciário. Agora, os mais de 10 mil beneficiários que deixaram de se recadastrar terão até o dia 30 e julho parar realizar a operação.

Aqueles que tiveram seus proventos suspensos poderão sacar seus pagamentos de aposentadoria e pensão a partir da próxima segunda-feira (04/04), nos caixas do Banpará mediante apresentação de RG e CPF.

Os segurados que perderam o prazo do censo, encerrado no dia 8 de março, deverão comparecer às agências do Igeprev até 30 de julho para regularizar o cadastro. É necessário agendar atendimento no call center 3182-3500 (telefone e WhatsApp) ou no site igeprev.pa.gov.br.

Aqueles que ficaram com pendências documentais devem procurar as unidades de atendimento do Igeprev: a sede, em Belém (av. Alcindo Cacela, 1962), a agência em Castanhal (rua Marechal Deodoro, 253), as Unidades Móveis e o posto de atendimento no Terminal Hidroviário de Belém. Nestes casos, não é necessário agendar o atendimento.

Pessoas com mobilidade reduzida devem agendar visita técnica. O agendamento também é feito pelo site do Igeprev. “A suspensão dos pagamentos de quem faltou ao censo é uma determinação da Lei Federal nº 10.887/2004. Porém, precisamos analisar o lado humano da situação e, por isso, buscamos uma solução para retomarmos os pagamentos”, afirma o presidente do Igeprev, Giussepp Mendes.

Censo previdenciário
O censo previdenciário tem o objetivo de atualizar os dados cadastrais e viabilizar a elaboração de ações de gestão e educação previdenciária. Por determinação da Lei Federal nº 10.887/2004, todos os regimes próprios de previdência devem fazer o recadastramento de seus segurados a cada cinco anos. Porém, desde 2012, o levantamento não era feito no Pará – em quase 19 anos de existência, é a terceira vez que o Igeprev realiza o censo.

O censo iniciou em 23 novembro de 2020, com término previsto para dezembro de 2021, data que foi alterada para 8 de março de 2022, devido à quantidade de segurados que ainda não haviam feito o recadastramento.

Além dos atendimentos na sede do Igeprev, três grupos de recenseadores atenderam aos segurados em 15 polos fixos em cidades estratégicas. Outras duas equipes atenderam em 23 cidades em duas unidades móveis, nas quais foram realizados quase 7 mil recadastramentos.

34.734 segurados concluíram o censo, o que corresponde a 75,53% do universo de 45.987 beneficiários da previdência paraense.

10.253 segurados não iniciaram o censo previdenciário no prazo estipulado. Outros 772 segurados iniciaram o censo, mas ficaram com pendências documentais.

No dia 1 de fevereiro de 2022, o Igeprev publicou, no Diário Oficial, a lista com os nomes dos beneficiários que iniciaram o recadastramento, mas que ainda tinham pendências em documentos.

Em campanha de comunicação, um mês antes do término do prazo do censo, o Igeprev ocupou espaços nos maiores veículos de comunicação do estado (TVs, jornais online e impressos e rádios), em um esforço para alertar aos segurados sobre a exigência legal de participação no censo.