Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREGO E RENDA

Em Altamira, Seaster realiza capacitações presenciais através do programa 'Operadores do SUAS'

Por Camila Santos (SEASTER)
30/03/2022 17h04

A fim de contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços e ações desenvolvidas por trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e, consequentemente, agregar melhorias na prestação dos serviços prestados por meio dos municípios, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realiza entre os dias 29 de março e 01 de abril mais uma edição do “Operadores do SUAS”, desta vez em Altamira, marcando a retomada das capacitações presenciais.

Instituído pelo Governo do Estado e executado pela Seaster, o programa de capacitação utiliza princípios da Política Nacional de Educação Permanente e se estende a todos os trabalhadores, gestores e conselheiros do SUAS com o objetivo de produzir, analisar e disseminar conhecimentos para subsidiar a qualidade dos servidores na execução da Política de Assistência Social.

Maria José, técnica da Coordenadoria de Proteção Social Básica da Seaster, comenta que a capacitação tem a perspectiva de assegurar a utilização correta dos recursos teóricos e metodológicos na execução das ações, dos programas, dos serviços e benefícios.

"Eu estou responsável pelos conteúdos teóricos metodológicos no âmbito da proteção social básica: programas, projetos, serviços e benefícios. Então nesta semana nós vamos discutir sobre o serviço de proteção e atendimento integral às famílias, PAIF, que é o serviço principal no âmbito da proteção social básica. Teremos ainda uma reflexão sobre o programa Primeira Infância do Suas, programa Criança Feliz, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, e permeando toda essa discussão haverá uma reflexão sobre os sistemas de informação que precisam ser alimentados, assegurando enquanto profissionais, a utilização correta dos recursos teóricos metodológicos que dão suporte a execução de todo este trabalho", destacou.

Para esta etapa, mais de 70 profissionais foram mobilizados, representantes de dez municípios da região do Xingu: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

Jacson Sampaio, secretário municipal de trabalho e promoção social, reforça que "a capacitação traz uma reflexão muito importante das ações já realizadas e a presença do estado neste momento contribui na efetividade da política de assistência e  na melhoria do atendimento da gestão municipal". 

"Este evento é de grande importância para o fortalecimento da política pública de assistência social na região do Xingu, uma vez que reforça o plano de educação permanente dos trabalhadores do SUAS, na qualificação e oferta dos serviços socioassistenciais. E com esse retorno das capacitações presenciais, melhora ainda mais as ações tomadas pela rede", complementou o coordenador do CRAS de Uruará, Jonnata Arrais.

A proposta da gestão estadual é estar presente em todas as regiões, assistir o Estado através de políticas públicas. Logo, a política de assistência social também precisa ser executada a partir de suas especificidades, e cabe à Seaster ir até o município, levar informações e prestar o assessoramento para que gestores e técnicos possam executar a política de forma exitosa. O programa "Operadores do SUAS" atende as 12 regiões de integração e ao longo do primeiro semestre deste ano cumprirá agendas de capacitações em quatro municípios polos.