Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇO

Unidade móvel do Igeprev segue com atendimentos no interior do estado

O atendimento itinerante percorre municípios desde 2021, levando serviços do regime próprio de Previdência do Pará, a todas as regiões do estado

Por Luana Laboissiere (SECOM)
31/03/2022 12h10

A aposentada Maria de Jesus Rodrigues de Brito, 77 anos, tem problemas de locomoção e procurou a Unidade Móvel do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) para fazer a atualização cadastral, em São João do Araguaia, no sudeste do estado, na manhã da última quarta-feira (30). Ela e mais 20 pessoas tiveram suas demandas atendidas pelo caminhão adaptado para atendimento ao público que fica até a próxima sexta-feira (1º),  no município, oferecendo serviços e informações sobre direitos previdenciários aos segurados.

A Unidade Móvel 3, responsável por reforçar as ações em municípios do sul e sudeste do Pará, começou o atendimento nessas regiões, há quase 30 dias, e em São João do Araguaia iniciou na terça-feira (29). O caminhão já passou por Marabá, Itupiranga, São João do Araguaia e a previsão é que os segurados de São Domingos, Xinguara, Redenção, Parauapebas e Conceição do Araguaia também sejam beneficiados com os serviços do Igeprev.

Kátia Vilela, servidora do Instituto, contabiliza que a média, no município de São João do Araguaia, é de 20 a 30 atendimentos.

“No primeiro dia, na terça-feira, foram 24 atendimentos. A demanda maior está sendo a atualização cadastral, mas também outros serviços estão sendo requisitados, como emissão de contracheque, cópia da portaria entre outros. Esse atendimento é essencial para o segurado. As vezes atendemos pessoas na parte debaixo para facilitar, embora tenhamos a rampa. Também temos o serviço de atendimento psicossocial, para ir na residência com as pessoas que tem dificuldade de locomoção”, explica a servidora.

Nas Unidades Móveis, os beneficiários do regime próprio de previdência do Pará têm à disposição uma série de serviços: consulta processual, emissão de contracheques, comunicado de óbitos, denúncias, requerimentos, revisão de benefício, simulação de benefício previdenciário, declaração de tempo utilizado para aposentadoria, reversão ao serviço ativo, auxílio funeral, isenção de imposto de renda, salário família, liberação de crédito, regularização cadastral, retificação de DIRF e cédula C, ficha financeira, emissão de certidão de tempo de contribuição, histórico de contribuição, dentre outros.

Desde fevereiro de 2021, o projeto Igeprev Itinerante percorre municípios de todas as regiões de integração do Estado, oferecendo serviços e informações sobre direitos previdenciários. O Igeprev dispõe de três Unidades Móveis. A Unidade Móvel nº 1 percorre municípios do nordeste paraense. A Unidade nº 2 realiza atendimentos em Santarém. Enquanto isso, a Unidade nº 3 reforça as ações do Instituto em Marabá e nos demais municípios das regiões sul e sudeste do estado.

 Segurados

A pensionista Marlúcia Cruz Campos Silva, 40 anos, conta que ao ficar sabendo do atendimento correu para Unidade Móvel.

“Se não fosse isso, teria de ir para mais longe. Estou sendo bem atendida, vim atualizar os documentos. Indo para Belém, demora um pouco mais, porque tem de agendar. Facilitou custo e mais comodidade, o gasto seria maior. Resolveu meu problema”, garante ela.

Raimunda Maria Rodrigues de Brito é tutora da mãe, a aposentada Maria de Jesus Rodrigues Brito, de 77 anos, que é cadeirante. “Vim trazer minha mãe e graças a Deus está tudo certo. Se não conseguisse por aqui, tinha de ir para Belém com minha mãe que tem dificuldade na locomoção. O serviço está excelente. Minha mãe depende da aposentadoria para os remédios”, complementa Raimunda.

A prefeita de São João do Araguaia Marcellane Cristina Carneiro Sobral, destaca a importância da ação do Governo do Estado, por meio do Igeprev.

“Queria mais uma vez agradecer ao Governo do Estado e secretário regional João Chamon, por disponibilizar esse atendimento dentro do nosso município. São servidores do estado que são cidadãos de São João do Araguaia, assim a gente aproxima o atendimento trazendo tranquilidade e conforto”, lembra a gestora.

Serviço: Unidade Móvel Igeprev

Avenida Luís Lopes Ribeiro- Centro. São João do Araguaia. Horário de atendimento de 8 às 16 h. De 29/03 a 01/04E

Texto: Emilly Coelho/Ascom CRGS