Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRABALHO, EMPREGO E RENDA

Seaster promove oficinas de capacitação para gestores e usuários dos equipamentos públicos de Segurança Alimentar

Por Camila Santos (SEASTER)
08/04/2022 15h02

Com o intuito de trazer melhorias e garantir a efetividade nos serviços prestados por equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), em parceria com a prefeitura de Ulianópolis, realizou uma capacitação voltada a gestores municipais, servidores e usuários dos serviço. A programação aconteceu nos dias 06 e 07 de abril com 66 participantes. Na oportunidade estiveram presentes gestores de Ipixuna do Pará, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Irituia e outros municípios. 

O Governo do Estado, através Seaster, mantém serviços essenciais que garantem o acesso da população paraense a uma alimentação regular e saudável, exemplo disto são as cozinhas comunitárias, espaços que promovem ações de educação alimentar e nutricional, e proporcionam uma alimentação diversificada, de qualidade e economicamente acessível. Em Ulianópolis a cozinha está pronta e será entregue em breve. 

“Esta capacitação faz parte da nossa trilha de formação do convênio para o fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional. A escolha de Ulianópolis como sede da formação na região do Capim considerou o andamento da cozinha do município, que está em fase final. Toda a parte estrutural já está pronta, assim como a parte de equipamentos, então só faltam pequenos detalhes para para ser entregue à população. Por isso a importância de instruir gestores para a devida utilização do equipamento”, destacou a diretora de segurança alimentar e nutricional da Seaster, Nazaré Costa.

"Quero agradecer ao Governo do Estado por mobilizar este evento que é tão importante para o nosso município. Com certeza vamos sair hoje daqui com uma data para a inauguração da tão sonhada Cozinha Comunitária. Junto com o apoio da Seaster, vamos dar mais este importante passo", reforçou a vice-prefeita e secretária de assistência social de Ulianópolis, Maria Lacerda. 

Por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Disan), a secretaria promove e incentiva a execução de políticas públicas que dêem acesso a uma alimentação saudável e de qualidade, em especial para população em situação de vulnerabilidade. Para alcançar este objetivo, a secretaria realiza palestras, cursos e atendimentos que contribuem na prevenção de doenças, e na apresentação de estratégias de enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional. Em 2021, 832 pessoas foram atendidas por meio de atendimentos nutricionais, treinamentos oficinas de aproveitamento integral de alimentos. 

“A capacitação oferecida pela Seaster é muito importante para todos os 11 municípios da região do Capim, já que tem como base principal a orientação sobre a regulamentação do conselho e de toda a política de segurança alimentar. Essa região exige que levem em consideração suas particularidades e o por isso somos muito gratos pela oportunidade”, destacou um dos participantes, Fernando Junior, Coordenador do CRAS de Ipixuna do Pará.