Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Bragança recebe palestras e minicursos sobre abertura e licenciamento de empresas

O Projeto 'Jucepa por Todo o Pará' leva conhecimento para fortalecer a Redesim nas regiões de Integração

Por Fabíola Uchôa (JUCEPA)
12/04/2022 20h42

Com os objetivos de fomentar a economia, por meio de capacitação sobre o processo de abertura e licenciamento empresarial, fortalecer a Redesim e aumentar a competitividade, o Governo do Pará, via Junta Comercial do Estado (Jucepa), lançou nesta terça-feira (12), no teatro do Liceu de Música do Pará, no município de Bragança, na região Nordeste, o Projeto Jucepa por Todo o Pará. A iniciativa promove palestras e minicursos nas 12 regiões de Integração do Estado.

“A Redesim é o primeiro passo para que o tempo de abertura de empresas seja significativamente reduzido. A integração dos municípios é um passo importante para o Estado, pois incentivará a abertura de empresas de forma simples e rápida, e novas vagas de emprego, fortalecendo a economia”, ressaltou a presidente da Jucepa, Cilene Sabino.A presidente da Jucepa, Cilene Sabino, destacou as vantagens da Redesim para melhorar o ambiente de negócios

Ela também enfatizou que uma das metas da autarquia é a simplificação, para contribuir com a melhoria do ambiente de negócios. “Abrir um empreendimento não pode ser uma dor de cabeça. E é por isso que estamos simplificando o processo de registro empresarial em todas as camadas. Quando o município adere à RedeSim, ele facilita a vida do empresário local, porque a plataforma simplifica procedimentos e reduz a burocracia ao mínimo necessário nas esferas municipal, estadual e federal. Nosso foco agora segue na integração das demais cidades”, enfatizou a presidente.O evento da Jucepa foi realizado no teatro do Liceu de Música

Expectativa - Com menos burocracia e mais agilidade, a Jucepa espera fomentar um crescimento até dez vezes maior de empreendimentos. “É uma ferramenta extraordinária, que dá impulso, rapidez, tira a burocracia, agiliza a vida dos empreendedores, das pessoas que querem produzir”, enfatizou o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Pará, Ian Blois, acrescentando ser um marco para o Estado, com reflexos na economia e geração de renda no município.

A Jucepa digital e a inovação do Registro Mercantil no Pará foram temas debatidos em mesa-redonda por Cilene Sabino; o gerente de Registro Mercantil da Jucepa, Aiua Reis; a coordenadora da Unidade de Bragança da Junta Comercial, Ana Débora Ramos, e pelas coordenadoras Cláudia Borges e Angelita Samilly da Silva.

Capacitação - A caravana do “Jucepa por Todo o Pará” visitará, em 2022, todas as regiões de Integração - Guajará, Tocantins, Marajó, Guamá, Rio Caeté, Rio Capim, Carajás, Lago de Tucuruí, Araguaia, Xingu, Baixo Amazonas e Tapajós, promovendo capacitações presenciais destinadas a contadores, administradores, advogados, servidores públicos, estudantes e demais interessados no registro de empresas. 

O evento conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), Conselho Regional de Contabilidade do Pará, Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep), Sistema OCB-PA (Organização das Cooperativas Brasileiras), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-PA), prefeituras municipais e Comitê Estadual da Redesim (SGSIM-PA).