Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AVANÇOS NA HABITAÇÃO

Cohab celebra 57 anos de existência com o planejamento das próximas ações

A Companhia coordena a política habitacional, por meio do Programa 'Sua Casa', e ações de regularização fundiária urbana

Por Ronan Frias (DETRAN)
13/04/2022 18h12

O planejamento da política habitacional ocorreu no auditório do Centur, em BelémO planejamento necessário para a elaboração de estratégias que garantam o desenvolvimento habitacional no do Pará marcou a celebração dos 57 anos de criação da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab). Um seminário sobre o tema foi realizado no auditório do Centur, em Belém, nesta quarta-feira (13), data de criação do órgão que desenvolve a política habitacional.

Orlando Reis: planejando o futuro“Hoje é um dia especial. A Cohab tem um histórico que impulsionou a questão habitacional no Estado. Assim como estamos comemorando, estamos planejando o futuro desta Companhia, para que ela possa, cada vez mais, cumprir o seu papel social de atender à população”, destacou o presidente da Cohab, Orlando Reis.

Durante o evento, representantes da Companhia e da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) debateram os principais eixos que devem ser levados em consideração para traçar e alcançar metas e objetivos futuros.

Para a representante da Seplad, Brenda Maradei, “o desenvolvimento da Cohab, sua evolução, é muito linda. É claro que ainda existem desafios. A gente tem cenários diferentes para a área habitacional, e a Cohab é essencial para que possamos viver com qualidade de vida”.O 'Sua Casa' é para famílias vulneráveis a oportunidade de melhorar as condições de moradia

Conquistas - As principais realizações e conquistas da atual gestão da Cohab também foram lembradas. Entre os pontos destacados pelos gestores estão as ações de regularização fundiária e a atenção que o Programa “Sua Casa” oferece aos moradores das 12 regiões de Integração do Pará, liberando recursos para construção, reconstrução e adaptação de moradias de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Desde sua criação, em 2019, até o final de fevereiro de 2022, segundo dados da Cohab, o “Sua Casa” já chegou a 117 municípios paraenses, em todas as regiões. O investimento total, com a liberação das duas etapas, ultrapassou R$ 260 milhões. O recurso foi destinado à melhoria de mais de 25 mil domicílios. A estimativa da Companhia é que o programa já beneficiou mais de 125 mil pessoas ao longo dos anos.O evento teve o tradicional bolo para comemorar quase seis décadas de atuação da Cohab

Prioridade para a gestão estadual, a regularização fundiária urbana também avançou no Pará. A Cohab entregou mais de 1.400 títulos de propriedade, registrados em cartório, para famílias de moradores de núcleos urbanos nos municípios de Castanhal e Marabá. A política habitacional estadual também foi ampliada com a realização de cooperações técnicas com as prefeituras municipais da Região Metropolitana e do interior.