Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Abelardo Santos promove oficina de pintura durante programação de Páscoa

Por Governo do Pará (SECOM)
14/04/2022 20h20

Cores, brincadeiras e muita criatividade invadiram o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, nesta quinta-feira (14). A programação alusiva à Páscoa contou com a turma da coelhinha Lilica que levou uma oficina de pintura às crianças em tratamento de saúde da maior unidade de saúde pública do Governo do Estado do Pará.

A iniciativa foi do setor de Humanização que, durante esta semana, mobilizou diversas programações com o objetivo de celebrar a data , assim, como levar a mensagem de esperança, fé e amor, para os pacientes, acompanhantes e colaboradores.

“Entendemos que o ambiente hospitalar pode ser diferente do que as pessoas imaginam. Aqui não é um lugar apenas de dor e sofrimento, mas sim, um lugar de tratamento e, sobretudo, de recuperação dos pacientes. Nesta programação, procuramos, de alguma forma, atender a todos os públicos que nós atendemos, principalmente as crianças, para que não percam a magia de sonhar”, explicou Suellen Santos, analista de Humanização do Abelardo Santos.

Ação - A dona de casa, Rogéria Rodrigues de Jesus, 36 anos, acompanha a pequena Maria Isabelly dos Santos, de 2,  há uma semana no Hospital. Elas são da Ilha de Arapiranga, no município de Barcarena, Região Metropolitana de Belém. A menina está tratando uma pneumonia, e já próximo à alta médica, participou ativamente da ação. "Gostamos bastante da surpresa, esse momento para as crianças foi maravilhoso, ajudou a distrair e trouxe muita alegria. A equipe está de parabéns", pontuou.

A estudante Thayane Monteiro, 24 anos, está com o filho Ítalo Souza, 11 meses, há 8 dias no Abelardo Santos, após a criança ser acometida por uma infecção nas vias aéreas. Para ela, a programação de Páscoa, foi uma iniciativa que ajudou a tirar o foco da doença. “Foi divertida e muito boa ação. Fiquei ainda mais feliz porque ele gostou muito, sorriu, se divertiu bastante e por alguns momentos, esquecemos até de estarmos em um hospital. Pintamos e brincamos com a coelhinha Lilica", comemorou.

Equipe - Toda a programação da data contou com envolvimento de profissionais de vários setores da unidade, como o Recursos Humanos e a equipe multiprofissional. Para Larissa Fima, psicóloga Hospitalar, a ação desta quinta-feira tem o objetivo de oferecer atividades lúdicas e divertidas para as crianças internadas.

“Visamos proporcionar um momento de lazer e humanização, claro, um trabalho pensado e organizado em equipe multidisciplinar. A Páscoa é recheada de símbolos representativos, assim como quase todas as celebrações religiosas. A maioria destes símbolos, no entanto, foram sincretizados pela igreja a partir de costumes e rituais pagãos ou de outras religiões. Assim, teremos atividades como pinturas de símbolos que representam o momento, pinturas a dedo, construção de orelhinhas e a visita da coelhinha Lilica”, ressaltou.  

Semana Santa - Há dois anos, a unidade tem apostado apenas em pequenas celebrações da data, em função da pandemia de Covid-19. Mas com o avanço da vacinação e, consequentemente, da redução dos casos e flexibilização das medidas de segurança e distanciamento, o HRAS investiu em entrega de chocolates, brincadeiras, troca de mensagens entre os colaboradores e usuários e até manifestações religiosas para comemorar a data.

“Pensamos em uma programação que, além de trazer a mensagem real da Páscoa aos usuários e colaboradores, pudéssemos celebrar e confraternizar as vitórias e conquistas. Todos os dias, os profissionais do HRAS lidam com pessoas, com diversas enfermidades e com vitórias, que é encaminhar o paciente recuperado às suas casas, então, isso é o principal objetivo da comemoração”, frisou o diretor Executivo do Abelardo Santos, Marcos Silveira.

A programação iniciou ontem, com a distribuição de bombons de chocolate entre os funcionários. Aos brindes foi fixado um cartão com mensagem de fé e esperança, onde o colaborador escreveu um recado afetivo.

O HRAS é uma unidade pública do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Roberta Paraense