Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Em Redenção, Governo do Estado certifica alunos do programa Qualifica Pará

Por Camila Santos (SEASTER)
19/04/2022 18h14

O Governo do Pará certificou, nesta terça-feira (19), mais duas turmas do Programa Qualifica Pará, desta vez no município de Redenção. O ato, que contou com a presença do governador Helder Barbalho, consolidou a certificação de 40 alunos dos cursos de manutenção de celular e mecânica de motor a diesel.

“Parabéns a todos que acreditaram e participaram do Qualifica Pará, programa criador para formar mão de obra, para qualificar vocês e para que a partir do conhecimento vocês possam buscar uma ocupação, garantir renda, buscar um emprego e assim caminhar com as próprias pernas, fruto do talento de cada um. Esse é o papel do governo, dar um impulso para que vocês possam seguir o rumo da vida garantindo o sustento do lar. Parabéns a todos que hoje estão recebendo os seus diplomas”, destacou o chefe do executivo.

O Qualifica Pará é um programa de qualificação profissional que incentiva a inserção e reinserção no mundo do trabalho, em especial à população paraense de baixa escolaridade ou situação de vulnerabilidade social.

José Mota foi aluno do curso de manutenção de celular. Ele conta que está realizado e animado com as possibilidades para o futuro. “Isso (o curso) representa uma conquista, porque eu sempre tive vontade de aprender a mexer no celular e também nessa parte de manutenção, e hoje tô concluindo esse curso e recebendo o certificado das mãos do governador. Tô animado, o coração tá acelerado. Estou muito feliz”, contou.

José Lúcio da Mota - aluno do curso técnico em manutenção de celularJá para Maria do Carmo a conclusão do curso é motivo de orgulho e incentivo à outras mulheres. “É um sonho. Fazer mais um curso é muito bom pra minha carreira, então quando chegou a oportunidade eu agarrei e tenho a certeza que logo logo vou estar por aí ‘arrumando’ vários celulares. E para aqueles que acham que essa profissão não é para mulher, eu digo que sim, todas as profissões são para mulheres, basta ter vontade de se qualificar, porque todas nós temos o direito de exercer o que quisermos. Eu indico o curso e já estou aguardando os próximos”.

Maria do Carmo LisboaO programa é fruto de um dos maiores investimentos em qualificação profissional já feitos pelo Estado. São aproximadamente R$ 60 milhões para a execução de 1.452 turmas, o que resultará em 30 mil pessoas qualificadas nos 144 municípios paraenses. A coordenação está sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

“Participamos de mais uma agenda do programa, mais uma cerificação e isso nos enche de alegria. Aqui em Redenção foram duas turmas certificadas, de tantas que ainda irão receber. Através do Qualifica o governo gera oportunidades de aprimorar o conhecimento e a capacidade de empregabilidade e de abertura de novos negócios. Geração de renda para os alunos e para as suas famílias”, pontuou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.

Durante a agenda, o governador ainda assinou convênios e entregou equipamentos e benefícios do programa habitacional “Sua Casa”.