Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Em Anapu, 143 famílias são contempladas com benefícios do Programa 'Sua Casa'

Programa do governo do Estado garante material de construção e pagamento de mão de obra para melhoria estrutural de casas para pessoas em situação de vulnerabilidade

Por Leonardo Nunes (SECOM)
27/04/2022 19h25

Em extensa agenda pública na Região de Integração Xingu, no oeste do Pará, o governador Helder Barbalho entregou, na tarde desta quarta-feira (27), benefícios do programa habitacional “Sua Casa” para 143 famílias de Anapu. A medida representa um investimento de R$ 1,2 milhão, e vai permitir a melhoria estrutural das residências. Durante a entrega, o chefe do Poder Executivo frisou que os benefícios garantem dignidade e melhor qualidade de vida aos contemplados. Governador Helder Barbalho em mais uma etapa do programa habitacional do Estado, que atende aos mais vulneráveis

“Quero dizer da minha alegria em estar aqui e poder estar junto com vocês. Hoje, estamos dando mais um passo com o município. Uma união pelas pessoas, cuidando de quem mora na cidade. Estamos trabalhando para melhorar a habitação das pessoas com o Programa Sua Casa. Portanto, é um dia de muita realização”, disse Helder Barbalho.

O Programa “Sua Casa” garante auxílio para aquisição de material de construção e pagamento dos trabalhadores contratados para a obra. Segundo dados da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), desde a criação, em 2019, até o final de fevereiro de 2022, o programa já chegou a 117 municípios, em todas as regiões.

O prefeito de Anapu, Aelton Fonseca, disse que o município tem um passivo histórico na área de habitação. “Esse é um programa muito importante. Temos muitas famílias que precisam receber o auxílio, e todos os beneficiados estão dentro do perfil necessário. Graça a Deus é uma boa ajuda”, afirmou.Morador Francisco Rodrigues, um dos contemplados

Francisco José Rodrigues é um dos beneficiados, e garantiu que o auxílio vai ajudar a reconstruir sua casa. “Chegou na hora que mais precisamos. Vou construir minha casa, que era de madeira e foi desmanchada porque uma enxurrada levou. Pela primeira vez vou morar em uma casa construída. Uma bênção”, acrescentou Francisco Rodrigues.

Igualmente gratas pelo benefício estão as moradoras Rosa Alves Soares e Rosimilda Farias. “Minha casa tá muito feia, mas agora, com fé em Deus, vai melhorar”, disse Rosa Soares, enquanto Rosimilda contou que não tem “condições de fazer uma casa. Sou mãe e pai de quatro filhos. Tenho uma casa de madeira. Essa ajuda chegou em boa hora”.

Resultados do Programa “Sua Casa” em todo o Pará:

• 25 mil famílias beneficiadas - o investimento total do "Sua Casa", com a liberação das duas etapas, já somou mais de R$ 260 milhões - recursos destinados para estruturar mais de 25 mil domicílios. A estimativa da Companhia é que o programa ultrapassou mais de 125 mil beneficiados.

• Critério - Para receber os benefícios os candidatos devem atender aos critérios estabelecidos em lei. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os candidatos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. A próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

• Contato: Interessados em se cadastrar no Programa "Sua Casa" podem ligar para: (91) 3214-8533 e (91) 3214-8400.