Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

FITA 2022 é aberta ao público com apresentação artística e grande público

Programação prossegue nesta sexta-feira (06) com capacitação técnica, palestra-show, painéis temáticos e shows culturais

Por Governo do Pará (SECOM)
06/05/2022 10h37

A 10ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) foi aberta oficialmente na Estação das Docas com uma solenidade que fugiu aos padrões tradicionais: a cantora Keila Gentil comandou a apresentação artística de dançarinos com direito a techno melody, coreografias, espetáculo de luzes e aparelhagem que encantou o grande público que lotou o anfiteatro Maria Sylvia Nunes, na noite da quinta-feira (05).

“A última FITA, realizada em novembro do ano passado, superou todas as nossas expectativas. Muitas conexões foram restabelecidas e novas surgiram, debatemos importantes temas e diversos negócios foram gerados a partir do evento, o que só confirmou para todos nós a relevância deste momento e reforçou a convicção de que estamos no caminho certo. Agora, com a décima edição da FITA, queremos dar um passo além, seguir avançando. Estamos respirando os ares da recuperação do turismo em todo o Brasil. De acordo com o IBGE, a receita nominal das atividades turísticas cresceu cerca de 48% nos últimos 12 meses”, afirma o secretário de Turismo do Pará, André Dias.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que é o destino anfitrião da FITA 2022, destacou a importância do evento para o setor, o estado e a região amazônica. “Estamos colocando a pauta do Turismo como prioridade. O Brasil quer conhecer a Amazônia, o estrangeiro quer conhecer a Amazônia. Quer conhecer nossa cultura, nossa música e quer provar nossa gastronomia. A FITA é para fomentar todo esse potencial e riqueza que nós temos no Tapajós, no Xingu, no Marajó, em todo o Pará e que precisamos mostrar ao mundo", comentou.

O Relatório de Tendências do Turismo para 2022, elaborado pelo Ministério do Turismo, aponta para o aumento da busca por atividades turísticas a céu aberto, em contato com a natureza, explorando conexões autênticas com culturas locais e desbravando destinos menos óbvios ou batidos. “Nem é preciso dizer que estamos no lugar certo para aproveitar as oportunidades que o mercado nos oferece: a Amazônia”, conclui André Dias

Este mesmo relatório, a partir da análise de 15 fontes de consulta, aponta dois destinos paraenses (Santarém, Destino Anfitrião desta edição da FITA, e Belém) entre os 25 destinos brasileiros que mais se destacaram nas listas de tendências para 2022, tanto no mercado nacional quanto no internacional.

Programação

Na manhã desta sexta-feira (06), inicia a programação temática da FITA, às 10h30, com a capacitação técnica dos agentes de viagem e profissionais do setor sobre os destinos Belém, Salinas e Santarém.

No período da tarde serão dois painéis temáticos de discussão, a partir das 14h: “Cidades Criativas”, com a participação de Virgínia Casado (Unesco), Leandro Lima (Cidade Criativa Salvador) e Lélio Costa (presidente da Codem). E na sequência “Destinos Inteligentes” com Nicole Facuri (MTur), Gonzalo La Rosa (Ciudades del Futuro) e o consultor internacional Ítalo Mendes.

O dia fecha com a palestra-show da chef paulistana Bel Coelho e Mariella Lazaretti, da "Prazeres da Mesa", de São Paulo, com a participação do chef santareno Saulo Jennings e ainda Georges Schnyder, diretor executivo do "Mundo Mesa".

Em seguida, apresentação cultural dos Mestres do Carimbó e Suraras do Tapajós, com a presença dos mestres Chico Malta, Hermes Caldeira, Silvan Galvão, Paulinho Barreto e Osmarino Kumaruara. A banda Xeiro Verde faz o show de encerramento musical da primeira noite.

Texto: Ascom Setur