Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Servidores do Igeprev realizam curso para dar mais celeridade às concessões de benefícios

Na formação, os funcionários públicos também debateram os novos rumos da previdência

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
06/05/2022 12h07

Servidores do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) que atuam na análise de processos do órgão participaram do curso "Novos Rumos da Previdência Social no Estado do Pará". A capacitação faz parte do projeto de educação previdenciária, processo contínuo no Igeprev, que visa otimizar o fluxo de concessão de pensão e aposentadoria.

Os técnicos Raul Palha e Luísa Porto, gerente e coordenadora de Cadastro e Habilitação do Igeprev, ministraram o curso. “A ideia é trazer atualização acerca da reforma da previdência para os servidores públicos do Estado, especificamente do Igeprev”, pontou Luísa. 

A capacitação, realizada em parceria com a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), aborda assuntos como seguridade social, saúde, assistência e previdência social, fundos previdenciários, compensação previdenciária, aposentadoria, pensão por morte e auxílio funeral.

Luan Gonçalves destaca a necessidade da formação para os servidoresO técnico previdenciário Luan Francisco Gonçalves Moraes, reforçou a importância da capacitação. “É uma forma de atualizar a mente diante das reformas previdenciárias que ocorreram recentemente. Nem sempre a gente está acompanhando”.

Nos últimos dois anos, os servidores do Igeprev já receberam capacitações em compliance público, educação previdenciária e as novas diretrizes da lei de licitações. Esse investimento resultou em celeridade nas análises de processos.

Para Luísa Porto, os beneficiados com a atualização são as pessoas alcançadas pela prestação de serviço do IgeprevEm 2015, a média mensal de concessões de benefícios previdenciários era de 132,16. Em 2016 e 2017, houve queda nos registros de concessões: a média mensal em 2016 foi de 85,88 benefícios, enquanto em 2017 ficou em 80,58. Já em em 2018, a média mensal foi de 316,5. Em 2019, 264,33; em 2020, caiu para 197,5 considerando o fator importante para a queda a pandemia de Covid-19. E em 2021 a média chegou a 266,41. 

Nos primeiros quatro meses de 2022, a média de concessões foi de 397,5 benefícios por mês.

Referência

Em dezembro de 2021, o Instituto recebeu o certificado Nível II no Pró-Gestão RPPS, do Ministério do Trabalho e Previdência, após a implementação de 20 ações dividas em três setores: controles internos, governança corporativa e educação previdenciária.

Em abril, o órgão ficou em 4º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária. A certificação é feita pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).

Novos rumos

Oferecido a 167 servidores, o curso Novos Rumos da Previdência Social no Estado do Pará será realizado até o dia 19 de maio e está divido em três turmas: de 02 a 05 de maio; 09 a 12 de maio; e 16 a 19 de maio.

Texto: Cristiano Nascimento/Ascom Igeprev