Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVISÃO DO TEMPO

Mês de maio terá forte presença de chuvas, alerta Semas

Na Região Metropolitana de Belém a expectativa de chuva é ainda maior do que o habitual para este período do ano

Por Aline Saavedra (SECOM)
06/05/2022 14h39

O boletim climático da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) aponta que o mês de maio seguirá chuvoso na Região Metropolitana de Belém (RMB), assim como foi o mês de abril. Mesmo sendo um mês considerado de transição entre o período chuvoso e o seco, maio apresenta previsão máxima de até 500 milímetros de chuva em pontos do Estado, como na região do Arquipélago do Marajó.

Os números em diversos pontos, a exemplo da RMB e municípios da região Norte e Litoral Nordeste do Pará, como Marajó, Alenquer, Óbidos e Oriximiná,  apresentam expectativa de chuva maior do que o habitual para este período do ano, com índices variando entre 300 e 400 milímetros de chuva no mês.

Saulo Carvalho, coordenador do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas, explica que condições oceânicas dão continuidade das chuvas nessas regiões. "Os oceanos são as principais fontes de umidade para a formação de nuvens e chuvas na região, como ainda estão muito ativos, especialmente o oceano atlântico equatorial, ainda há muita umidade disponível para a formação de chuvas".

A situação é oposta para a parte sul do Estado, em municípios como Conceição do Araguaia, Redenção e Cumaru do Norte, com previsão de poucas chuvas durante este mês. Nessas localidades os volumes tendem a ficar, em média, na casa dos 75 milímetros. 

Nas demais regiões do Pará o volume de chuvas deve permanecer entre os 100 e 150 milímetros, índice considerado normal pelos especialistas da Semas. "Com o passar dos dias, em geral, devemos ter uma elevação da temperatura de modo geral no Estado, especialmente pela parte da manhã e início da tarde, com formação de chuvas durante o final da tarde e início da noite", finaliza o coordenador.