Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROFISSIONALIZANTE

Sectet realiza aula inaugural do curso Técnico em Mecânica de Aeronaves 

Formação é ofertada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior,  Profissional e Tecnológica (Sectet) em parceria com o Graesp e a Escola Paraense de Aviação Civil

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
07/05/2022 17h05

Uma das 10 alunas do curso Técnico em  Mecânica de Aeronaves, Ana Clara Lopes de Araújo, 19 anos, se sente privilegiada em fazer parte da turma e garante que vai aproveitar a oportunidade com empenho. "Dou minha palavra que irei me esforçar,  me dedicar e fazer o meu nome", disse momentos antes de assistir à aula inaugural do curso realizada na noite desta sexta-feira (6), no auditório do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).

O curso Técnico em Mecânica de Aeronaves é ofertado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior,  Profissional e Tecnológica (Sectet) em parceria com o Graesp e a Escola Paraense de Aviação Civil. Este é o primeiro curso de mecânica de aeronaves em nível técnico de iniciativa pública das regiões Norte e Nordeste.

Capacitação 

Representando a titular da Sectet,  Edilza Fontes, o diretor de Ensino Técnico e Tecnológico da Secretaria, José Leôncio Siqueira, destacou a importância do curso e o grau de empregabilidade dos profissionais ao final da formação. "O governador Helder Barbalho acredita que o ensino profissionalizante é o grande diferencial competitivo para o desenvolvimento econômico deste estado. Vocês serão grandes profissionais e muitos já sairão do curso empregados", disse o diretor.

O chefe de manutenção do Graesp, tenente-coronel Armando Silva e Souza, enfatizou a oportunidade ímpar que os alunos estão tendo. "Este é um curso de investimento considerável. O governo do estado enxergou a necessidade da aviação paraense e possibilitou a vocês essa formação que perpassa por várias áreas do conhecimento. Aproveitem ao máximo essa oportunidade que muitos não puderam ter", ressaltou.

A aula inaugural foi proferida por Carlos Maneschy, formado em engenharia mecânica e professor da Universidade Federal do Pará. "Esse curso é carregado de grande simbolismo. É uma oportunidade singular de capacitação que vai permitir a vocês alterarem o curso da realidade que é o desemprego, um dos problemas do país que o Governo do Pará enfrenta ofertando formação à sua população", enfatizou o professor Maneschy.

Seleção

Os alunos selecionados passaram por um processo de seleção em que se inscreveram 473 candidatos. Depois da análise de documentos,  120 foram chamados para entrevista e 50 foram aprovados.  O curso é ministrado pela Escola de Aviação Civil e tem duração de dois anos e seis meses.