Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MORADIA COM DIGNIDADE

Cohab investe mais de R$ 1 milhão para melhorar casas em Rondon do Pará

Os benefícios do Programa Sua Casa foram entregues hoje (10) pelo governador Helder Barbalho, durante a comemoração dos 40 anos do município

Por Ronan Frias (DETRAN)
10/05/2022 16h02

A entrega dos cheques do Programa Sua Casa pelo governador e autoridades em Rondon do ParáCom um investimento superior a 1 milhão e 300 mil reais, o governo paraense garantiu melhorias nas moradias de 159 famílias carentes de Rondon do Pará. O recurso para construir, reconstruir e ampliar residências, chegou por meio do programa Sua Casa. Os cheques do programa foram entregues hoje (10) pelo governador Helder Barbalho, durante os eventos de comemoração aos 40 anos.

“Além das ações de regularização fundiária, olhando pelas pessoas que moram no campo, também estamos olhando para aqueles que moram na cidade, por meio do Sua Casa. Desta forma, estamos melhorando a habitação de quem mais precisa”, pontuou o chefe do executivo paraense.

De acordo com Orlando Reis, titular da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), a ação realizada em Rondon é uma das muitas previstas para a semana: “Além daqui ainda iremos para Abel Figueiredo ainda hoje e para outras cidades ao longo da semana. Esse trabalho atende a determinação do governador de levar o programa para todas as regiões paraenses para desenvolver as condições de moradias das famílias”, destacou

Para a prefeita do município, Adriana Oliveira, “o projeto desenvolvido pelo Sua Casa leva mais dignidade para as famílias que precisam. Nós temos um governador presente e nós temos prazer em receber as ações trazidas pelo governo aqui na nossa cidade”.

Gerenciado pela (Cohab), o “Sua Casa” tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e para o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra de construção, reconstrução e ampliação. O valor concedido pelo “Sua Casa” é de até 21 mil reais. Segundo estimativas da Cohab, os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões paraenses desde que o programa foi criado em 2019, garantindo melhorias aos lares e também gerando renda para trabalhadores da construção civil.

Beneficiada na ação de hoje, Cleuza Alves Carvalho contou que com a ajuda vai poder construir um sonho. “Eu fico muito grata, o benefício vai ajudar a gente a construir a nossa casinha. Isso significa uma coisa muito boa, conforto”

Desde a criação em 2019 até o final de fevereiro de 2022, segundo a Cohab, o programa já chegou a 117 cidades paraenses em todas as regiões. O investimento total do "Sua Casa", com a liberação das duas etapas, somou mais de R$ 260 milhões. O recurso foi destinado para o melhorar mais 25 mil domicílios. A estimativa da Companhia é que o programa beneficiou mais de 125 mil pessoas ao longo dos anos.

O ‘Sua Casa’ atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistro, como incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc. O programa atende também idosos, famílias de pessoas com deficiência, entre outros critérios técnicos.

Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

Serviço: Interessados em se cadastrar no Programa "Sua Casa" podem ligar para: (91) 3214-8533 e (91) 3214-8400.